Ceres realiza palestras abordando os 30 anos do Plano Real

Em julho de 1994, foi implementado o Plano Real, projeto que visava conter a crise que afetava o Brasil naquele período, com inflação alta e desvalorização da moeda brasileira – o cruzeiro. De 13 a 15 de agosto, o Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC/Ceres) vai relembrar a data por meio de três palestras on-line transmitidas no Youtube. As inscrições para os eventos podem ser feitas via Sigaa até o dia 12 de agosto.

Todas as palestras serão transmitidas no canal SI.LAB.A, às 19h. O canal é do grupo de pesquisa Sujeito Implicado: História, Ficção, Ação, do DHC. O primeiro encontro, na terça-feira, 13, terá como tema Real como história do neoliberalismo brasileiro e o segundo, na quarta-feira, 14, será sobre A face transnacional da nova moeda: Brasil de commodities. Já o terceiro, que será realizado na quinta-feira, 15, discutirá Crises e ditadura civil-militar: as origens autoritárias do Real.

As três palestras serão ministradas por professores externos à UFRN. A primeira será com David Maciel, da Universidade Federal de Goiás (UFG), a segunda por Fabiana Scoleso, da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e a terceira com Carla Reis Longhi, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Jaime Lima e Evandro Santos, professores do Ceres, serão, respectivamente, o debatedor e mediador das palestras.

O objetivo do evento é discutir o percurso histórico do Plano Real nos últimos 30 anos e promover o debate público sobre a história da atual moeda brasileira e de suas consequências. Um certificado de 10 horas estará disponível para os que participarem e assinarem a lista de presença.

Para mais informações, acesse o Instagram e o X do grupo SI.LAB.A.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *