O Colóquio de Histórias Potiguares, realizado pelo Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), chega à sua segunda edição. Realizado entre os dias 29 de setembro a 14 de outubro, o evento busca promover um espaço para diálogos entre os pesquisadores, estudantes e professores de História do Rio Grande do Norte.
Desenvolvido na tentativa de articular e aprofundar as temáticas presentes na ementa da disciplina de História do Rio Grande do Norte 1, a ação de extensão, que ocorre de forma híbrida, será gratuita para os discentes do curso de licenciatura em História com inscrições via Sigaa.
O primeiro encontro vai ser realizado presencialmente no anfiteatro do Ceres com uma mesa-redonda, e as outras duas atividades, transmitidas no canal do departamento de História no YouTube. Esse espaço virtual é destinado à divulgação e registro da produção historiográfica e dos resultados de diversos projetos desenvolvidos pelos docentes.
Ane Luise, professora do DHC e coordenadora do evento, conta que ele procura apresentar para a comunidade pesquisas recentes desenvolvidas nos programas de pós-graduação que buscam, a partir de novas fontes, perspectivas metodológicas diversas e outras lentes teóricas, reescrever a história do Rio Grande do Norte. “Estamos neste ano desenvolvendo a segunda edição, voltada para colonização da Capitania do Rio Grande, e contamos com o apoio do DHC e do Programa de Pós graduação em História (PPGHC)”, completa.