Ceres comemora dez anos do Comitê de Educação Integral do RN

O Departamento de Educação (Deduc) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) desenvolve o projeto 10 anos em 10 lives – Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte: Temos muito a comemorar, temos muito a dizer. Vamos comemorar juntos(as)?. A iniciativa acontecerá no período de 3 de agosto a 26 de outubro, com a realização de lives no Instagram do Comitê. O objetivo é contribuir para a construção de uma política pública de Educação Integral no estado. As inscrições são realizadas no Sigaa.

Responsável pela organização do projeto, a professora do Deduc Maria Aparecida Vieira de Melo, comenta que a ação propõe um conjunto de dez lives, alusivas aos dez anos do Comitê. Segundo a professora, os encontros ao vivo buscam compartilhar o conhecimento produzido no ambiente universitário sobre os mais variados temas que afetam a sociedade, bem como a UFRN.

Cada live será equivalente a um tema específico. Serão realizadas rodas de conversas com membros do Comitê, com convidados e outros participantes a fim de discutir temas contemporâneos e essenciais para o fortalecimento da Educação Integral no RN. As rodas de conversa terão duração média de uma hora, mas podem ser ampliadas para atender às participações ao vivo no Instagram do Comitê.

A docente comenta, ainda, que o Comitê se configura como uma instância que une esforços em prol da pauta da Educação Integral, aproximando-se dos movimentos sociais. “Uma das suas ações está associada aos projetos de extensão da UFRN, sendo eles: Educação Integral no Seridó sob a ótica da decolonialidade, o qual eu coordeno; e o projeto Fortalecimento do Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte, coordenado pela professora Rute Alves de Sousa, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN)”, ressalta.

O projeto caminha em direção à comemoração aos dez anos do Comitê no 4º Encontro Norte-rio-grandense de Educação Integral, promovido pelo Ceres e que será realizado em novembro deste ano. Para a professora, as lives contribuirão para as reflexões da temática da Educação Integral e tais diálogos propositalmente elaborados favorecerão para um melhor desenvolvimento de ações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *