Nos dias 23 e 24 de maio, o Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN) recebe a 4ª edição do Encontro de Psicologia Educacional, que tem como tema A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente.
Considerando a temática como fundamento da formação docente, além de importante para elaboração de práticas pedagógicas, o evento contribui com o fortalecimento da educação básica pública e de qualidade. Além disso, colabora na formação dos professores e no debate sobre a democracia no âmbito educacional.
O Encontro também será promovido pensando na troca de conhecimentos e experiências entre docentes da educação básica, e pesquisadores de vários estados do Brasil que estudam a psicologia educacional, ampliando a rede de estudos. A expectativa do evento é estimular a divulgação científica através de mesas redondas, grupos de discussão, painéis e rodas de conversa que farão parte das atividades do evento.
Programação
1º dia – 23/05
13h às 15h – Credenciamento
15h às 16h – Abertura do evento: Apresentação artística do Quinteto Tabilo
16h às 17h30 – Conferência de abertura: A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente – Eliana de Sousa Alencar Marques (UFPI)
19h às 21h30 – Mesa redonda: Reflexões interdisciplinares sobre o “novo” do Ensino Médio e a formação de professores – Erika dos Reis Gusmão Andrade (UFRN) e Dante Henrique Moura (IFRN)
2º dia – 24/05
8h30 às 10h45 – Grupos de discussão
11h às 12h30 – Painel: Movimento político e formação universitária em debate – Rossana Kess Brito de Souza Pinheiro (UFRN)
14h às 16h – Rodas de conversa
16h30 às 18h30 – Mesa redonda: Políticas e formação de professores para a Educação Infantil à luz da Psicologia Educacional – Lígia Márcia Martins (UNESP/Bauru) e Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)
18h30 às 19h – Encerramento do evento
Todas as informações sobre a programação com locais e palestrantes confirmados estão disponíveis no site do evento.