Patrícia Moraes Santos, 29 anos, moradora do bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, fez história nesta quinta-feira (4.07), ao se tornar a primeira empreendedora a assinar o contrato do programa Acredita no Primeiro Passo – Ceará. A cerimônia, que marcou o lançamento da fase operacional do programa no estado, foi realizada na sede do Governo do Ceará, no Palácio da Abolição, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Mãe, cabeleireira e empreendedora, Patrícia iniciou seu caminho profissional aos 13 anos como manicure. Ao longo dos anos, superou desafios, como a maternidade, e dificuldades financeiras, especialmente após a pandemia. Com o apoio do programa Bolsa Família e o microcrédito do Acredita no Primeiro Passo, ela está prestes a realizar o sonho de ter um espaço próprio para atender seus clientes.
“Este é um momento muito especial para mim. Com o Acredita, posso investir em equipamentos, produtos e tudo o que preciso para oferecer o melhor serviço aos meus clientes”, conta Patrícia, emocionada. “Agradeço ao governo por acreditar em pessoas como eu, que lutam por seus sonhos e querem construir um futuro melhor para suas famílias”, completou.
O ministro Wellington Dias destacou a importância de apoiar empreendedores como Patrícia Moraes. “É esse caminho que a gente quer. Para o Ceará, para o Nordeste, e para o Brasil. Ver as pessoas crescerem.” Patrícia, que ainda é beneficiária do Bolsa Família, conseguiu um empréstimo com juros baixos e prazo adequado para investir em seu salão de beleza. “Logo, logo, será conhecida como a Patrícia Empresária”, afirmou o ministro.
A iniciativa visa impulsionar o empreendedorismo no Brasil, especialmente entre os beneficiários do Cadastro Único. “O programa oferece microcrédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para quem deseja iniciar ou expandir seus negócios. Além disso, o governo criou um fundo garantidor para facilitar o acesso ao crédito para quem não possui bens ou avalistas”, detalhou Wellington Dias.
Parceria
No Ceará, o programa conta com a parceria do Banco do Nordeste (BNB) e do governo estadual, que assinaram um termo de adesão para impulsionar negócios, oferecer capacitação e direcionar pessoas inscritas no CadÚnico a oportunidades de inclusão produtiva.
Com mais de 5,7 milhões de pessoas cadastradas no CadÚnico no estado, o programa tem potencial para transformar a vida de milhares de cearenses, ao incentivar o empreendedorismo e a geração de renda. A expectativa é de que, até 2026, sejam realizadas cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito por meio do Acredita, injetando mais de R$ 7,5 bilhões na economia.
“Hoje, 100 contratos estão sendo assinados por meio do programa Crediamigo. Essa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Banco do Nordeste, com sua tradição em microcrédito produtivo orientado na região, visa expandir o acesso ao crédito para pessoas inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família”, destacou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Para o governador Elmano de Freitas, a parceria entre o Governo Federal e o estado, junto com o Banco do Nordeste, vai permitir que as famílias construam cidadania e dignidade. “Sabemos que a falta de patrimônio para oferecer como garantia ao sistema financeiro é um grande obstáculo para muitos empreendedores”, disse. “O Crediamigo resolve essa questão com um fundo garantidor, alinhando-se com nossos esforços para criar oportunidades para os participantes do “Ceará Sem Fome” e do Cadastro Único”, acrescentou
Protocolo de Intenções
Durante a cerimônia, também foi assinado o Protocolo de Intenções, que visa a promover a qualificação profissional e o empreendedorismo, abrindo novas perspectivas para o público do Cadastro Único.
O acordo prevê a adesão do Banco do Nordeste ao Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Medida Provisória nº 1.213/2024. O programa oferece microcrédito orientado, assistência técnica e capacitação para empreendedores de baixa renda, com foco em mulheres e jovens.
Além disso, o MDS e o BNB se comprometeram a desenvolver ações conjuntas para identificar demandas produtivas locais, mapear oportunidades de emprego e renda, e fomentar a criação de novos negócios. A parceria também prevê o compartilhamento de informações e a realização de estudos e pesquisas sobre o tema.
O Protocolo de Intenções terá vigência até 31 de dezembro de 2026 e poderá ser prorrogado por acordo mútuo entre as partes. A expectativa é de que a parceria gere resultados concretos em curto prazo, contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social no Nordeste.