As Entidades Empresariais de Caicó – ACISC, CDL e SindVarejo – e Faculdade Católica Santa Teresinha formalizarão parceria nessa terça-feira, dia 15 de março, criando o “Projeto Negocie”. A finalidade é desenvolver ações de educação financeira e diminuir a inadimplência no Município. Todos os empresários da cidade são convidados a participar, a partir das 19 horas, no Auditório da Casa do Empresário de Caicó, ao lado do Banco do Brasil.
Segundo dados do SPC Brasil no último mês de janeiro, o índice de inadimplência no mercado de Caicó chegava a 8.843 registros, correspondente a um valor total de R$ 1.887.851,83 em dívidas. “A iniciativa proporcionará que empresas, empreendedores e população em geral saiam de situação de negativação, após esse momento pandêmico economicamente tão delicado”, destaca Leonete Gorgônio, presidente da CDL-Caicó.
O projeto envolverá professores e alunos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Católica. “A abrangência da ação será municipal, objetivando promover a conciliação e mediação de conflitos, de forma extrajudicial, entre a população e as empresas associadas às referidas entidades, com vistas principalmente à renegociação de débitos”, explica Augusto Maia, coordenador do curso de Direito da FCST.
Além disso, o projeto ainda tem por objetivo a realização de orientações jurídicas, administrativas e contábeis ao empresariado local, assim como a promoção da sustentabilidade do crédito por meio de ações que associam a oportunidade de renegociações de dívidas com educação financeira.
O cronograma detalhado das ações será apresentado nessa terça-feira, durante o lançamento do “Projeto Negocie”.