A Cáritas Diocesana de Caico, juntamente com o grupo Semiar/UFRN, realizou o Encontro de Agricultoras e Agricultores do Seridó, o qual teve como objetivo problematizar a importância da agricultura familiar, enquanto produtora dos alimentos que chegam a nossas mesas.
Nessa perspectiva, de valorização da figura do/a agricultor, foi realizada uma mesa de diálogo intitulada “Semeando diversidade: saberes e fazeres do campo” da qual participaram Vitória Galdino, Tereza Neuma e Marinalva Sabino.
Na sequência, foi realizada a mesa de diálogo intitulada
“Agricultura Familiar e Direito à Alimentação”, com a exposição de Alexandre Eduardo, professor da UFPB, e Germano Ferreira, assessor da Cáritas Regional Nordeste 2.
Além disso, também aconteceu um “festival de receitas do campo”, em que os grupos de mulheres, acompanhados pela Cáritas, puderam expor um pouco da gastronomia local, baseada no aproveitamento de elementos característicos do nosso semiárido.
Com isso, o evento se constituiu num espaço de valorização da nossa cultura local; troca e aquisição de conhecimentos, pautados numa perspectiva dialógica, de construção compartilhada dos saberes.