A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, está realizando ações alusivas ao dia 18 de Maio, data para lembrar a luta contra o abuso e à exploração sexual infanto-juvenil.
Nesta terça-feira (16), aconteceu evento com palestras no auditório da 10ª Direc, que reuniu centenas de profissionais da área de saúde, assistência social e da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
A secretária da Semthas, Waldymary Costa, disse que lembrar o 18 de maio, se faz necessário e, mais ainda, incutir nas pessoas a necessidade de denunciar os possíveis casos de abuso de crianças e adolescentes. “Não podemos ficar calados diante desses casos. É preciso denunciar! Por isso nos mobilizamos com todos os nossos serviços. Temos a obrigação de fazer o necessário para acabar com esse mal”.
Dentro da programação prevista para acontecer em Caicó, ainda vai acontecer uma caminhada pelas ruas da cidade, na quinta-feira, dia 18 de maio, com início às 07h. A concentração será na Praça Dr. José Augusto. O término ocorre na Ilha de Sant’Ana, onde acontecem eventos culturais.
Os atendimentos no CRAS e no CREAS, também fazem parte das ações previstas para acontecer nesta semana.
A coordenadora de proteção especial da Semthas, Rayane Neri, que articulou os eventos, disse que “o combate aos crimes praticados contra as crianças e adolescentes precisa ser assumido pela sociedade. Cada pessoa tem papel fundamental nessa luta. Se cada um fizer a sua parte, poderemos dar combate efetivo a essa questão. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, ou diretamente no Conselho Tutelar, ou ainda, na própria polícia”.