Uma exposição itinerante e gratuita com obras de 30 artistas plásticos potiguares está aberta no Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó. A mostra intitulada “Cubo de Luz”, traz os principais trabalhos dos artistas estampados em um cubo luminoso.
A mostra ficará aberta a visitação na Ilha de Santana, até o dia 30 de janeiro. O cubo luminosos tem 9 metros de altura. A figura geométrica funciona como suporte físico para as obra de nomes importantes como Dorian Gray, Newton Navarro, Thomé Filgueira, Zaíra Caldas, Assis Marinho e Iaperi Araújo, entre outros artistas plásticos.
A exposição é uma realização do Instituto Neoenergia, por meio do edital “Transformando Energia em Cultura” e da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.
Três cidades polos no RN foram escolhidas para receberem a exposição. A primeira foi Natal onde a exposição permaneceu aberta de 14 de dezembro a 9 de janeiro. Após passar por Caicó, o Cubo de Luz será montado em Mossoró, segunda maior cidade do RN.
“Cubo de Luz” tem curadoria de Sanzia Barbosa e direção de produção de Marcos Sá de Paula. Durante a realização da mostra nas três cidades, também serão realizadas palestras de especialistas em cultura potiguar, como André Bezerra, Mestre em Arte da Performance pela UFRN; Diego Paiva, Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Sofia Bauchwitz, Doutora em Belas Artes e Mestra em Criação e Pesquisa em Arte pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.
Artistas
Além dos artistas citados acima, será possível apreciar trabalhos de Francisco Nilson dos Santos; Djalma Paixão; Erasmo Xavier; Ivanise do Vale; Jotó; Maria do Santíssimo; Roberto Medeiros; Rosa Mc; Adonay Dantas; Evana Macedo; Fernando Gurgel; Frederico Marcos; Isaias Ribeiro; Ítalo Trindade; João Natal; Luiz Elson; Nôra Aires; Artur Carvalho; Claudia Moreira; Franco Fonseca; Judson Andrade; Laíza Ferreira; Malu e Meysa Medeiros.