O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania deu início nesta semana às ações da campanha de proteção e enfrentamento às violações de direitos humanos de crianças e adolescentes durante o carnaval de 2024. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira e os atores envolvidos com a festa mais popular do país para a importância do respeito e do cuidado com o público infantojuvenil no período.
A campanha vai combater violações, como violência sexual, venda e uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes, trabalho infantil, negligência dos pais e casos de crianças desaparecidas durante o carnaval.
Uma das ações é o convite aos foliões para o chamado “Bloco do Disque 100”.
A campanha conta com o apoio voluntário do cantor e compositor Saulo Fernandes, embaixador da ação. O jingle gravado pelo cantor convocando os foliões para o “Bloco do Disque 100” está disponível nas redes sociais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Além de Saulo, a pasta conta com o apoio de outros parceiros para engajar a campanha.
O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, e pode ser acionado pelo site oficial, pelo telegram e pelo WhatsApp (61) 99611-0100.