O Banco do Nordeste conquistou resultado histórico no Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024: são R$ 8,7 bilhões aplicados, o equivalente a 87% a mais do que o realizado no exercício anterior. Os valores estão pulverizados em mais de 665 mil operações de crédito. O resultado superou a própria meta do Banco e representou 102,4% dos R$ 8,5 bilhões projetados até o final de junho.
O presidente do BNB, Paulo Câmara, destaca que o crédito de qualidade chegou a quem precisa de apoio financeiro para continuar produzindo alimentos para a mesa dos brasileiros. “Temos a satisfação de cumprir antecipadamente o desafio proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o Plano Safra, o que comprova que estamos no caminho certo. A aplicação dos recursos em atividades produtivas no meio rural é a concretização da missão do Banco do Nordeste de promover o desenvolvimento da região, priorizando segmentos com pouco acesso ao sistema bancário tradicional”, afirma o executivo.
Paulo Câmara acrescenta que o crédito aplicado pelo Banco do Nordeste ainda leva em consideração fatores ambientais e sociais. “O diferencial da ação creditícia do BNB é o incentivo à produção sustentável de alimentos saudáveis, à mecanização e tecnificação para redução da penosidade do trabalho no campo e o compromisso com a ampliação do atendimento a empreendimentos de agricultoras familiares, visando a equidade de gênero”, ressalta.
Entre as iniciativas do Banco do Nordeste para a expressiva ampliação dos resultados frente ao exercício anterior estão a expansão do atendimento do Agroamigo, programa de microfinança rural do BNB, que cresceu o quantitativo de agentes em menos de um ano, e que atua com microcrédito rural em toda área de atuação da instituição. O número passou de 1.066 no ano passado para 1.285.
O Plano Safra 2023/2024 é um programa do Governo Federal para apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores. No âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão o crédito rural e os programas destinados a médios e grandes produtores.
Por: Banco do Nordeste (BNB)