Os bancários das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal iniciaram nesta segunda-feira (09) uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ser rejeitada.
Os bancos privados continuam funcionando normalmente. “Os bancos privados nacionalmente aceitaram a proposta e não haverá movimento grevista”, esclareceu o Sindicato dos Bancários no Rio Grande do Norte.
O reajuste salarial proposto foi de 4,64% para 2024, segundo a categoria, que pontuou que o valor representa apenas 0,7% acima da inflação. Além disso, houve proposta de reajuste de 15% nos pisos salariais, que de acordo com o sindicato, “não cobre as perdas inflacionárias nem recupera o poder de compra dos bancários”.
Para 2025, a proposta apresentada foi de 0,6% acima da inflação e também foi considerada “completamente inaceitável”. “Não podemos aceitar propostas que desvalorizam nosso trabalho e ignoram nossas necessidades. A nossa união e mobilização são fundamentais para mostrar aos banqueiros que não cederemos”, enfatizou Eduardo Xavier, coordenador geral do sindicato.