Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caicó debateu na noite desta terça-feira (17), a prevenção autoexame no Outubro Rosa, mês alusivo de combate ao câncer de mama. Proposta pelo vereador Andinho Duarte
A sessão foi aberta pelo vereador Andinho Duarte, propositor da audiência que falou da importância de momentos como este para alertar as pessoas sobre a importância de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce, através de campanhas de conscientização.
“Nós estamos aqui para fortalecer a política pública para a mulher. Tivemos uma audiência fantástica, em que a gente conseguiu falar de casos concretos, que a cura é possível, que a mulher tem vida e uma vida saudável se ela for diagnosticada precocemente”, ressaltou.
A vereadora Maria Cleide fez a defesa do exame de mama como a arma mais importante de prevenção ao câncer de mama. “O diagnóstico precoce é fundamental. A Mamografia é um dos exames essenciais e as campanhas ajudam a intensificar a necessidade de que as mulheres possam fazer esse exame preventivo, o quanto mais cedo possível, porque fazendo isso e constatando a existência da doença, com certeza a cura será mais possível”, disse.
Outro ponto destacado durante a audiência foi a importância de grupos como o Reviver que dá um acolhimento especial para as pessoas que estão vivenciando o diagnóstico do câncer.
Já o secretário de saúde, Gedson Santos falou da parceria com a Liga Contra o Cancêr e da programação que está sendo realizada pela gestão para atender a mulher caicoense na zona urbana e rural.