Prestar atendimento médico especializado à comunidade do Seridó. É com esse objetivo central que a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) beneficiou 1.462 pacientes com os atendimentos realizados pela Clínica Escola no período de janeiro a julho de 2023. O serviço ofertado pela unidade acadêmica é responsável por contribuir, ainda, com o treinamento de estudantes e residentes por meio da aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.
Vinculada ao curso de Medicina, a Clínica Escola atua por meio dos atendimentos oferecidos por professores e residentes que estão em atividade nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais da região do Seridó. A comunidade tem acesso às especialidades de Dermatologia, Geriatria, Ginecologia, Pediatria, Gastroenterologia/Hepatologia, Urologia, Ortopedia, Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Psiquiatria, Neurologia, Imagenologia e Clínica Médica. Entre os serviços ofertados para a população estão: exames de ecocardiograma, biópsia e ultrassonografia, além de pequenas cirurgias dermatológicas.
George Dantas, diretor da Escola Multicampi, explica que a unidade acadêmica busca apoiar a Clínica Escola na disponibilização de equipamentos e insumos necessários à realização dos atendimentos ambulatoriais, com a qualidade esperada para um serviço universitário e de acordo com as demandas da comunidade. Para atender às necessidades acadêmicas e assistenciais, a equipe conta com um corpo de servidores docentes e técnico-administrativos.
Com um incremento no número de atendimentos nos últimos dois anos, a expectativa é de que haja um aumento no total dos serviços prestados em 2023, é o que aponta a coordenadora da Clínica Escola, Marinna Andrade. Ela comenta que os serviços ofertados têm contribuído para atender à demanda de saúde no Seridó. “Oferecemos atendimentos para muitas especialidades médicas, incluindo aquelas com grande demanda e poucos profissionais na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, como Psiquiatria e Neurologia”, pontua.
Para o ano de 2024, é esperado que novas especialidades sejam integradas ao serviço da Clínica Escola da EMCM, além da ampliação das vagas de atendimento disponibilizadas para a rede de saúde. “A Clínica Escola desempenha um papel relevante no nível da atenção secundária à saúde, na medida em que possibilita a oferta de serviços ambulatoriais especializados à comunidade”, reforça George Dantas. Para ele, o serviço representa, também, um importante espaço de práticas para a formação de estudantes e residentes.
Marinna Andrade salienta a importância do serviço de saúde ofertado para a comunidade seridoense. “Quando recebemos os pacientes por encaminhamento de professores e residentes, contribuímos para um atendimento longitudinal, interdisciplinar e integral, visto que os mesmos profissionais que encaminharam têm a oportunidade de acompanhar seus pacientes na atenção secundária”, afirma.
Acesso aos atendimentos
Para ser beneficiado com os atendimentos na Clínica Escola, é necessário que o paciente possua um encaminhamento médico preenchido por um professor ou residente da Escola Multicampi. O paciente pode, também, ser encaminhado via Central de Regulação do município de Caicó. Logo depois, ele deve dirigir-se à unidade para realizar o agendamento da consulta. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Clínica pelo número (84) 9 9229-6568.