A Associação Cultural Trapiá, de Caicó, através da Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio Grande do Norte, realiza o Projeto Circulação Repertório Trapiá RN, em julho e agosto, nos municípios de Caicó, Jucurutu e Currais Novos.
Em Caicó, terá apresentação do espetáculo Menino Pássaro, na quarta-feira 24, às 16h, no Centro Cultural Adjuto Dias. A peça fala sobre a amizade de um garoto e um pássaro, dando destaque ao respeito e liberdade, como forma de fortalecimento de vínculos.
Dia 25, dia da Feirinha de Sant’Ana, terá às 11h, “As Pelejas de Baltazar”, por trás da Catedral de Sant’Ana. É o teatro de mamulengo falando, de forma lúdica, das aventuras de Baltazar pra casar com sua Rosinha. A peça envolve lendas, e aspectos da tradição do Seridó, como a valsa Royal Cinema e dança dos negros do Rosário.
CondenadXs é o espetáculo do dia 26, no Centro Cultural Adjuto Dias, às 20h. Na peça, as vulnerabilidades sociais alcançam uma menina e um menino, que no cenário sertanejo, dialogam sobre abusos, exclusão, trabalho infantil, e outros desafios que a vida impõe. Sem perder a esperança, eles sonham com dias melhores, longe dali.
O Espetáculo 1877 da Trapiá de Caicó, está no Centro Cultural, dia 27, às 20h. 1877 conquistou 07 troféus em Festival Nacional deste ano, no Piauí, e trata de uma das maiores secas do Nordeste e traz as angústias e resistência do sertão nordestino, com destaque para a força e a coragem do povo sertanejo, no combate às negligências governamentais.
Em agosto a programação da Trapiá Cia Teatral segue para Jucurutu, dia 02, com Menino Pássaro às 15h, e CondenadXs, às 20h, no Teatro Municipal Pe João Medeiros Filho. E no dia 03, tem As Pelejas de Baltazar, às 10h, e o espetáculo 1877, às 20h, ambos também no Teatro Municipal de Jucurutu.
Em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, tem dia 08, às 20h, “Ocasos Familiares”, um teatro coreográfico, que chama atenção para desafios e resiliência da mulher, no seu cotidiano. O público assiste no palco, em torno do cenário.
Dia 09, a Trapiá Cia Teatral, apresenta “Menino Pássaro”, às 15h, “CondenadXs”, às 20h, e dia 10, “As Pelejas de Baltazar”, às 17h, e 1877 às 20h, sendo toda programação no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, de Currais Novos.
O projeto leva apresentação dos espetáculos da Trapiá Cia Teatral, aos espaços públicos, como praças e teatros, promovendo acesso gratuito da população, às apresentações culturais.