As Quatro Estações, uma canção e um Vocalise: Filarmônica UFRN realiza concerto neste sábado

Neste sábado, 02 de março, a Filarmônica UFRN promove o concerto As Quatro Estações, uma canção e um Vocalise. O show marca a abertura da temporada 2024 e o início do 3º Festival Szymanowski no Brasil. A apresentação tem entrada gratuita e acontece às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, no bairro Cidade Alta, Natal/RN.

Na ocasião, serão apresentadas obras dos compositores Giovanni Gabrieli, Antonio Vivaldi e Wojciech Kilar, considerados grandes influências na música. O momento conta com a presença de dois solistas, a soprano potiguar Alzeny Nelo e o violinista polonês Mariusz Monczak, que também é o diretor artístico do 3º Festival Szymanowski no Brasil.

De acordo com o maestro da Filarmônica UFRN, André Muniz, o fato de estarem abrindo a temporada 2024 é motivo de honra. “Mostra a competência da Escola de Música e da UFRN como um todo, com seu fazer cultural e acadêmico”, afirma o regente.

Repertório 

Para esse concerto, os organizadores optaram por trazer um repertório não muito comum das orquestras de grande porte, já que a maioria das músicas executadas estão enquadradas no estilo barroco. “Foi escrita para grupos de pequena quantidade de integrantes. É uma quebra de paradigma, mas que achamos interessante mostrar a possibilidade desse repertório, inclusive dentro da acústica para que ele foi pensado”, relata Muniz.

O maestro escolheu a peça Canzon Pian’ e Forte para abrir o concerto. O ato musical foi escrito em 1618 por Giovanni Gabrieli para o naipe dos metais, que corresponde aos instrumentos trompas, trompetes, trombones, tubas e eufônios. Em seguida, será apresentada a obra principal da noite: As Quatro Estações, de Vivaldi. Composta entre 1718 e 1720, retrata musicalmente paisagens e sensações de cada uma das estações do ano.

Para encerrar a noite, a soprano Alzeny Nelo apresenta Vocalise de Kilar, obra composta em 1999 para o filme O Último Portal, e que será apresentada em Natal pela primeira vez. Wojciech Kilar foi um dos maiores compositores poloneses do século XX, atingiu grande renome tanto por peças de concerto, como por colaborações para o cinema.

Criada em 2009 como Orquestra Sinfônica da UFRN, a Filarmônica UFRN mudou de nome em 2019. Foto: Cícero Oliveira (Agecom/UFRN).

Polônia e Brasil

Festival Szymanowski no Brasil é um evento organizado em parceria entre a Escola de Música da UFRN e a Fundacja Ars Activainstituição polonesa. O nome do evento se refere a Karol Szymanowski, renomado compositor da Polônia. O professor da EMUFRN e organizador do evento, Durval Cesetti, explica que a escolha também tem a ver com o violinista polonês Mariusz Monczak. “Tanto eu como Mariusz fizemos nossos doutorados em Montreal a respeito deste compositor. Eu sobre suas obras de piano e ele sobre as peças para violino. Então, o nome do festival foi certamente uma escolha natural”, relata o docente.

Neste ano, a 3a edição do festival tem concertos programados para a Pinacoteca Potiguar, Auditório Onofre Lopes (EMUFRN), Igreja Nossa Senhora da Apresentação e na Igreja do Galo. Além de concertos em Tibau do Sul e no Habitat Marte, em Caiçara do Rio do Vento. O evento também conta com palestra da musicóloga Ewa Monczak, no dia 04 de março, às 18h, no Auditório Oriano de Almeida (EMUFRN). Há ainda masterclasses e atividades educacionais. A programação completa pode ser conferida no Instagram da EMUFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *