O ABC sagrou-se campeão da Copa RN, o segundo turno do Campeonato Potiguar, ao empatar com o Santa Cruz de Natal, nesse domingo (30), por 1 a 1. Com a melhor campanha na 1ª fase, a igualdade foi o suficiente para o Alvinegro ficar com a taça, que foi disputada no estádio Frasqueirão.
Ainda no primeiro tempo, Allyson abriu o placar para o Tricolor de Natal. Já na volta do intervalo o ABC chegou ao empate em cobrança de pênalti de Wallyson. O detalhe é que Levi, jogador do Alvinegro que sofreu a falta, foi derrubado fora da área e o árbitro Zandick Gondim assinalou dentro da área.
A conquista da Copa RN deu ao ABC a possibilidade de disputar a final do Campeonato Potiguar. Além disso, garantiu as participações na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.
A decisão do Campeonato Potiguar, entre ABC e Globo (campeão do 1º turno) ainda não tem data para acontecer. O ABC joga nos dias 2 e 9 de junho pela Copa do Brasil contra a Chapecoense-SC e nos dias 6 e 13 de junho pela Série D contra Treze e Sousa.
Punição
Após a partida, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou que o árbitro Zandick Gondim será suspenso por tempo indeterminado. “Atenção: após analisar o lance que originou o pênalti a favor do ABC no jogo deste domingo, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, Ricardo Albuquerque, informou que irá suspender, por tempo indeterminado, o árbitro Zandick Gondim”, afirmou.
A FNF ainda complementou: “A Comissão de Arbitragem, órgão independente, esclarece ainda que a escalação de Zandick Gondim para a decisão da Copa RN foi feita em comum acordo com ABC e Santa Cruz”.