Os servidores da Saúde do Rio Grande do Norte decidiram suspender a greve iniciada há 20 dias. A suspensão do movimento foi tomada durante assembleia geral na manhã desta segunda-feira (07). A Justiça do RN havia determinado a suspensão da greve no fim da semana passada.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), a assembleia foi realizada após a direção ser notificada. A decisão da Justiça previa multa diária de R$ 10 mil.
Mesmo com a suspensão da greve, a categoria afirmou que vai continuar mobilizada e deve realizar protestos. “Lutar por direitos não é crime! É um direito legal e garantido pela constituição. A governadora Fátima mandou judicializar o nosso movimento e, mais uma vez, criminaliza a greve da saúde”, afirmou Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde.
Ainda segundo a categoria, essa é a quarta greve judicializada pelo governo estadual apenas neste ano. “Não é a primeira vez que o governo persegue os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Só esse ano, o governo dos ‘trabalhadores’ mandou judicializar quatro greves. A nossa greve em abril, em seu primeiro dia, a greve da enfermagem antes mesmo dela começar, a greve dos trabalhadores do Detran e essa agora”, encerrou.