A Anvisa anunciou neste domingo (2) que não aconselha o embarque de passageiros em navios de cruzeiros por causa do aumento “vertiginoso” de casos de covid-19 nas embarcações. A agência afirmou em comunicado que foram identificados surtos da doença nos cruzeiros que operam na costa brasileira.
“A recomendação da Agência leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento”, disse a agência. “As investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 em navios de cruzeiro é alta.”
A Anvisa cita eventuais problemas que podem acontecer aos passageiros que estejam em cruzeiros com surtos de covid. Há a possibilidade de interrupção ou redução das programações dos navios, e necessidade de desembarque em porto diferente do inicialmente planejado. Além disso, pode ser necessária adoção de quarentena em navios.
Poder 360