Dois alunos e uma egressa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) receberam premiação por seus trabalhos científicos apresentados na 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (Tise). O evento, realizado no último mês em Natal, reuniu profissionais de diferentes países para uma semana de debates sobre os avanços da tecnologia aplicada à área da Educação.
Os trabalhos receberam prêmios de segundo e terceiro lugar e apostam em propostas diferentes em Educação, cada um com um modo diverso de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias.
O projeto que ocupou o segundo lugar é o Observatório da Formação Docente Continuada (ObFoCo), da aluna egressa do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao IMD, Cristiane Clébia Barbosa. Com orientação da professora Cibelle Amorim Martins, Barbosa criou um sistema capaz de computar e avaliar as demandas por formação de docentes, apontando quais assuntos e formatos são mais procurados por professores de acordo com seus locais de atuação.
Já o terceiro colocado da premiação da Tise foi o software Multiquest, dos alunos Francelmo Guimarães e Antônio Augusto de Lima Silva, do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do IMD. O sistema, cujo desenvolvimento foi acompanhado pela docente do IMD Isabel Nunes, funciona como uma plataforma de questões adaptável ao perfil do aluno, com simulados e perguntas customizáveis conforme a opção do usuário.
A Tise 2023 contou 136 trabalhos acadêmicos submetidos, oriundos de países como Colômbia, Chile, Uruguai e Portugal. Em três dias de programação, a Conferência também reuniu convidados e profissionais de renome tanto nacional quanto internacional, atuantes em áreas como inovação educacional, informática na educação, inclusão digital, entre outros.
ObFoCo
Segundo Cristiane Clébia Barbosa, a ideia de criar o ObFoCo surgiu durante o seu curso de mestrado no PPgITE, em 2019. A proposta foi orientada por uma demanda: “como planejar e ofertar cursos de formação docente continuada que estivessem mais sintonizados com a demanda e com a realidade do espaço escolar”, conta. Dessa forma, foi criado um sistema que coleta dados de necessidades formativas, com a especificidade de ser constantemente atualizado pelos próprios docentes.
“A ideia é que, após o preenchimento e o processamento dos dados, o sistema apresente as demandas de formação apontadas pelos docentes em cada região da cidade, facilitando para as instituições ofertarem cursos de acordo com a necessidade dos professores e sua localização de atuação”, explica Cristiane.
Além disso, o sistema também permite a criação de relatórios de demandas organizados por área de conhecimento, região e modalidades de cursos.
Multiquestion
Já sobre a solução classificada em terceiro lugar na Tise 2023, o Multiquestion, o aluno do BTI, Francelmo Guimarães, conta que a proposta nasceu durante a disciplina de Processo de Desenvolvimento de Software Educativo, ministrada pela professora Isabel Nunes. “Vimos a necessidade de um sistema que facilitasse a personalização do estudo para o aluno, em que ele pudesse criar seus próprios exercícios com base em um banco de questões, conforme seu ritmo de estudo, sem depender apenas da aplicação do professor”, explica.
O Multiquestion permite a criação de simulados individuais e, se aplicado em sala de aula, possibilita aos docentes visualizarem o desempenho de seus alunos durante a aplicação de exercícios. O software também conta com pequenos fóruns organizados por questão, o que facilita o feedback entre aluno e docente.
Segundo Guimarães, a inspiração para a criação do Multiquestion vem de outro software, aplicado na própria UFRN, o Multiprova.