Proporcionar aos alunos um conjunto de experiências na área da computação de alto desempenho (HPC), permitindo contato com equipamentos e com profissionais. Essa foi a proposta da visita de alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizada na última quinta-feira, 1º de agosto, à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Na ocasião, os alunos conheceram o Data Center e o Supercomputador da UFRN. Em seguida, participaram do minicurso Introdução ao PaScal Suite, promovido pelo Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS/UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD).
Através das palestras e do minicurso, foi possível estreitar e divulgar as parcerias de pesquisa e desenvolvimento existentes entre o LAPPS e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas Embarcados (LESSE/Ufersa), possibilitando conhecer de forma prática a ferramenta Parallel Scalability (PaScal) Suite.
O professor Ítalo Assis, do Departamento de Engenharias e Tecnologia (PET/Ufersa), falou que a expectativa em relação ao minicurso foi a divulgação das ferramentas do PaScal Suite, que foi desenvolvida pelo LAPPS com colaboração do LESSE. “Em particular, esperava-se que os alunos do componente curricular de Programação Concorrente e Distribuída da Ufersa e da UFRN tivessem um contato prático com o PaScal Suite”, comentou. Partindo dessa experiência, segundo o professor, os alunos podem utilizar as ferramentas para realizar análises de desempenho dos softwares paralelos desenvolvidos nas aulas e nas pesquisas.
Na visita, estavam presentes cerca de 10 alunos da Ufersa de diferentes cursos de graduação, entre eles Engenharia de Software, Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação (BTI) e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. A atividade contou também com a participação da professora Huliane Medeiros da Silva, coordenadora do BTI.
Sobre o PaScal Suite
Visando otimizar o uso de supercomputadores, o Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais da UFRN desenvolveu o Parallel Scalability (PaScal) Suite. O PaScal Suite é uma ferramenta brasileira com grande potencial para melhorar a eficiência do uso de supercomputadores.
Integra duas ferramentas, o PaScal Analyzer e o PaScal Viewer, simplificando a execução, medição e comparação de execuções de programas paralelos. Ele permite a análise de tendências de escalabilidade em diferentes configurações de processamento e cargas de trabalho, com elementos visuais que ajudam a identificar gargalos de escalabilidade. Esse conjunto de ferramentas é essencial para o desenvolvimento de programas paralelos em nós computacionais de memória compartilhada.