Adolescentes em semiliberdade têm oficinas de letramento matemático

A cada oficina de Letramento Matemático, os adolescentes em semiliberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade – Casemi Nazaré, em Natal-RN, ampliam a capacidade de identificar e compreender o papel da matemática no mundo.

As atividades são do projeto “Aprendizagens para o Mundo do Trabalho: Pontes entre Educação e Profissionalização no Sistema Socioeducativo”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).

Nos encontros semanais, o conteúdo é apresentado considerando a realidade e as sugestões dos participantes. A professora Marta Figueiredo, do Departamento de Matemática da UFRN, explica que as duas primeiras oficinas resultaram no desenho da planta baixa da quadra esportiva da unidade, seguida de maquete.

“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento e surpresos com as habilidades matemáticas e engajamento dos adolescentes”, compartilhou Marta, que docente responsável pela oficina junto com a professora Mércia Pontes, do Centro de Educação. A unidade recebe ainda os bolsistas de Pedagogia Clarissa, Juliana e Sayuri.

“Trabalhamos geometria, discutimos as dimensões, o padrão. Estamos finalizando a construção da maquete 3D e na próxima etapa vamos trabalhar o futebol de botão. Abordamos diferentes habilidades que têm ligação com o tema futebol, mas em atividades autônomas”, detalhou a professora de matemática.

As unidades Case Pitimbu, Casep Metropolitano, Casef Padre João Maria e Casemi Santa Catarina também são contempladas com as atividades.

O projeto

“Aprendizagens para o mundo do trabalho: pontes entre educação e profissionalização no sistema socioeducativo” é parte do programa de desenvolvimento de ações integradas voltadas à qualificação das pessoas privadas de liberdade para o apoio e o incentivo ao trabalho, contemplado por Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho – MPT para criação da Rede Potiguar de Trabalho Decente no Sistema Prisional. O acordo, assinado pela governadora Fátima Bezerra em junho de 2024, tem ainda a participação do Tribunal de Justiça do Estado, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e do Ministério Público Estadual (MPRN).

O projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão inclui estudantes bolsistas, professores e pesquisadores dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Artes Visuais e Educação Física, da UFRN. O objetivo é desenvolver ações educativas que possam contribuir com a profissionalização de adolescentes e jovens em privação e restrição de liberdade. A abordagem utilizada observa o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e de capacitação profissional.

A coordenação geral do projeto é da professora Cláudia Kranz, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo; e subcoordenação, da professora Cynara Ribeiro, do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.

São ofertadas oficinas de alfabetização e letramento, inclusive matemático; formação de habilidades e competências socioemocionais por intermédio dos eixos: arte, cultura, corpo e movimento no mundo do trabalho; oficinas/rodas de debates sobre temas relativos aos direitos humanos, direitos sociais, desigualdades sociais; oficinas de cuidado e responsabilização, para trabalhar o sentido da medida socioeducativa para o/a adolescente, visando a construção de novos projetos de vida e o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários. A estimativa é contemplar cerca de 70 socioeducandos.

 

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