A Obmep, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, chega à sua 18ª edição com número recorde de participantes.
18 milhões e 300 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estão inscritos para as provas da primeira fase, que ocorrem no dia 30 de maio.
Promovida pelo Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, a 18ª Obmep teve 55 mil e 300 instituições com inscritos, de 5.563 cidades.
Considerada a maior competição científica do país, a olimpíada visa contribuir para o estímulo do estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
E a 18ª Obmep tem como novidade o aumento no número de medalhas. Em nível nacional, serão distribuídas 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do PIC, o Programa de Iniciação Científica Jr., como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de R$ 300.
As provas da segunda fase ocorrem em 7 de outubro, e o resultado final, com os ganhadores, será divulgado em dezembro.