O Sebrae do Rio Grande do Norte e o Banco do Nordeste renovaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas, visando o fortalecimento das micro e pequenas empresas, através de orientação técnica e capacitação empresarial, assim como a ampliação do acesso ao crédito para os empresários e empreendedores potiguares. O acordo objetiva também aumentar a competitividade das empresas, através do acesso aos serviços financeiros e promoção mercadológica. Para tanto, acontecerá a divulgação permanente das políticas, formas de atuação e portifólio de produtos e serviços do banco no meio empresarial.
Pelo acordo de cooperação assinado na nesta semana entre os dirigentes do Sebrae-RN e a superintendência estadual do Banco do Nordeste serão beneficiados microempreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais, inclusive as que atuam em nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. No Rio Grande do Norte, para o ano de 2022, está previsto pelo Banco do Nordeste um orçamento de R$ 568 milhões para o que é considerado pela instituição como público prioritário, que são o mini e pequeno produtor rural e a micro e pequena empresa.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Thiago Dantas e Silva, lembrou que em mais de uma década de vigência, o acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o banco, permite que as duas instituições se complementem e desenvolvam ações conjuntas em prol do fortalecimento do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. “São ações que vão além da concessão do crédito, como a disseminação de tecnologias, assessoria para desenvolvimento de habilidades empreendedoras, dentre outras ações que veem contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios”, afirma.
Thiago Dantas destaca que ao longo do tempo, a parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte foi se estreitando até a instalação de um ponto de atendimento do programa de microfinanças, o Crediamigo, na Agência Sebrae Grande Natal, em frente ao estádio Arena das Dunas. “Pretendemos num futuro muito próximo oferecer todos os produtos do banco na sede Sebrae, além das microfinanças que já atendemos”, promete.
Programa de microcrédito
“Estou certo que se não existisse uma parceria como essa [acordo de cooperação técnica], não teríamos a desenvoltura que temos para alocar um recurso desse tamanho [R$ 568 milhões] na economia do RN e nem faríamos com a qualidade que são realizadas as ações. Tenho certeza que a chance de êxito de uma empresa é bem maior quando ela tem acesso aos serviços do Sebrae, como orientação empresarial ou capacitação, por exemplo”, avalia o superintendente estadual do BNB.