O Instituo Consulpan, banca organizadora do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, marcou para o próximo dia 22, a prova para o cargo de Oficiais de Saúde da PM (QOSPM) – Famacêutico – Análises Clínicas. O concurso, que contou com 78 vagas para diversas especiualidades, aconteceu no último domingo (1º). No entanto, a prova para as vagas de farmacêutico da área de análises clínicas foi anulada após reclamações relacionadas às questões apresentadas, que eram voltadas para uma área diferente do cargo em disputa. De acordo com a PMRN, 348 candidatos se inscrevem para as duas vagas disponibilizadas para a função.
Nas redes sociais, a reclamação era de que as questões da prova aplicada para o cargo de farmacêutico de análises clínicas eram direcionadas à função de farmacêutico hospitalar. Em um comunicado que informou a anulação da aplicação da prova, divulgado no próprio site, o Instituto Consulplan informou que tem o “firme propósito de assegurar a lisura, a legalidade e a isonomia de seus processos”.
A banca anunciou a nova data da prova objetiva – 22 de maio – e informou que o “cronograma para execução das demais etapas deste cargo, bem como demais informações sobre a reaplicação serão divulgados oportunamente na página do Instituto Consulplan.
A PMRN afirmou que, tudo o que cabia ser feito pela Instituição em relação ao ocorrido, foi feito. “Acionamos a banca, que estava com um representante no Comitê de Crise elaborado para o concurso, o qual informou, de pronto, que o Instituto vai se mobilizar para refazer a prova”, informou a PMRN. A corporação disse, ainda, que a banca alegou ter havido um erro na impressão das provas.
De acordo com o edital do certame, estão sendo disponibilizadas duas vagas para o cargo de Saúde da Polícia Militar – Famacêutico – Análises Clínicas, com salários de R$ 9.392,35. Além disso, o edital disponibiliza vagas para médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonaudiólogos, medicina veterinária, nutrição e biomedicina. A vagas para farmacêuticos são para atuação em análises clínicas e famárcia hospitalar.
Para cada uma das atuações, o edital apresenta conteúdo programático diferente quanto às questões de conchecimentos específicos. A Polícia Militar esclareceu que todas as provas para o cargo de farmacêutico hospitalar, bem como para as demais especialidades, foram aplicadas sem nenhum imprevisto.
Tribuna do Norte