“A adesão foi muito positiva”, declara Marcelo Taveira, professor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) que realizou o projeto turístico, religioso e cultural Seridó, Fé e Tradições, promovendo ações de valorização do patrimônio cultural em dezembro de 2021. Algumas fotos dos eventos realizados foram divulgadas no perfil do Instagram do projeto, que contou com apoio de prefeituras da região.
Tanto lideranças religiosas e sociais quanto professores, pesquisadores, empresários e gestores públicos de cidades como Acari, Caicó, Currais Novos, Jucurutu e Lagoa Nova integraram o projeto e ajudaram a estruturar a parte cultural do Seridó, Fé e Tradições. A principal forma de agregar esses atores foi a realização de palestras, que determinaram os roteiros a serem seguidos no projeto.
Assim, a iniciativa contemplou as diferentes culturas da região atendida pela ação de extensão, baseada no hibridismo religioso. “As pessoas que participaram do lançamento do projeto aceitaram a ideia do hibridismo religioso e destacaram que a cultura é ampla, diversa e inclusiva”, explica Marcelo.
O projeto também teve apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), junto a padres da região do Seridó, e procurou valorizar aspectos culturais locais como a gastronomia, artesanato e mesmo a hospitalidade dos seridoenses.
No leque de itens que abarcam a dimensão cultural, estão ainda os monumentos históricos (templos religiosos, lugares sagrados, museus, casario colonial, casas de cultura, entre outros), as comunidades remanescentes de quilombolas, as heranças judaicas e cristãs, as comunidades ciganas e a cultura indígena. Além desses elementos, a Festa de Sant’Ana é um dos principais ritos que se incluem no projeto.
Turismo no Seridó
“A oferta de um curso de graduação em Turismo e do curso de especialização em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Felcs, na região Seridó, referenda a necessidade de a academia dialogar com a sociedade, especialmente na região do Seridó potiguar”, atenta o coordenador do Seridó, Fé e Tradições. Além disso, a existência da iniciativa permite o avanço em diversas áreas, desde a participação nas instâncias de governança turística até a realização de eventos e de publicações científicas.
Marcelo Taveira, turismólogo e pesquisador do Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos da UFRN (Lapet), também integrou o Fórum da Festa de Sant’Ana, realizado em 2020, e o I Fórum de Turismo Religioso do Seridó, promovido neste ano.