Na última quarta-feira (23) o Diretor-Presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Gilton Sampaio, recebeu representantes do Programa Paul Singer, para discutir parcerias e estratégias de fomento à economia popular e solidária no estado. Coordenado no RN por Marialda Moura e Matheus Mendes, o programa chega com o objetivo de promover formação, articulação e inovação no fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).
A parceria está alinhada ao plano nacional de consolidação da economia solidária como política pública estratégica e tem como eixo central o fortalecimento do Programa de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidária, com ações voltadas ao apoio à formação, pesquisa-ação nos territórios e incentivo ao acesso dos empreendimentos ao Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários.
Foto: Ana Beatriz Vilar – Ascom/FAPERN
“A parceria tem um impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico e na inovação do Rio Grande do Norte. Ao fortalecer a política pública de economia solidária, promovemos uma alternativa econômica baseada na cooperação, sustentabilidade e inclusão social”, afirma Marialda Moura. Segundo ela, a iniciativa contribui diretamente para a geração de trabalho e renda, especialmente entre populações historicamente marginalizadas, impulsionando o desenvolvimento local de forma mais equitativa.
Além disso, a parceria fortalece a inovação social ao estimular pesquisas-ação, articulações institucionais e estratégias de mapeamento e visibilidade dos empreendimentos. O apoio à estruturação do Observatório da Economia Solidária e à construção de um plano de ação estadual contribui para a consolidação da economia solidária como política de Estado.
Foto: Ana Beatriz Vilar – Ascom/FAPERN
Objetivos da parceria
O principal objetivo é fortalecer a Economia Solidária no RN, garantindo que mais empreendimentos tenham acesso ao CADSOL por meio de capacitações, articulações e ampliação da visibilidade. Entre os objetivos específicos estão:
• Apoiar a atuação dos agentes de economia solidária durante a realização das pesquisas-ação nos territórios;
• Fortalecer o Programa Paul Singer com parcerias com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs);
• Apoiar a estruturação e funcionamento do Observatório da Economia Solidária e suas ações no estado;
• Garantir maior comunicação e visibilidade das ações voltadas ao fortalecimento da política pública no RN.
A parceria será operacionalizada por meio de suporte ao custeio, fortalecimento e ampliação da equipe de agentes de economia popular e solidária. Sete duplas de agentes atuarão em diferentes territórios do RN, promovendo formações, mapeamentos e acompanhamento dos EES, com base na metodologia de pesquisa-ação.
Sobre os parceiros
O Programa Paul Singer é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), e conta com o apoio do DIEESE, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN (SETHAS) — por meio da Subcoordenadoria de Economia Solidária — e da FAPERN. A articulação dessas instituições viabiliza a construção de políticas públicas transformadoras, pautadas pelo conhecimento, inclusão e justiça social.