Na Câmara Municipal de Caicó, o vereador Artur Maynard (PSDB) deu entrada em um projeto de Lei para decretar o Dia Municipal do Escoteiro. No dia 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Escoteiro e com a aprovação do referido projeto, a cidade de Caicó terá um dia especial para comemorar a data em âmbito municipal, reconhecendo a importância do movimento do escotismo no município.
Na 19ª sessão ordinária, o vereador Artur Maynard fez uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal, com a presença de membros do 30° Grupo Escoteiro Caiacós, que tem como Diretor-Presidente, Aldair Félix. Em sua explanação no plenário da Câmara, o vereador Artur Maynard, destacou que o 30º Grupo Escoteiro Caiacós tem sua sede na Zona Norte de Caicó, tendo sido fundado em 25 de julho de 1998 e tem 27 anos de atividades em Caicó.
O escotismo incentiva o jovem a assumir seu papel na sociedade, onde através de vivência no grupo de escoteiro, ele aprende a se envolver com a comunidade transformando-se em um verdadeiro líder. Os jovens são engajados a construírem um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
No dia 23 de abril, os escoteiros do mundo inteiro celebram sua promessa, renovam o compromisso com os valores do movimento e reforçam o espírito fraterno mundial.
Um “escoteiro” (escoteiro/escoteira) é um membro do Movimento Escoteiro, que é um movimento de jovens que promove o desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes positivas através de atividades ao ar livre, educação e voluntariado. É um sistema de educação não formal que complementa a escola e a família, preparando os jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e engajados.
O Movimento Escoteiro é um movimento mundial, presente em mais de 216 países e territórios. É coordenado globalmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), com mais de 57 milhões de membros. O escotismo foi fundado por Robert Baden-Powell em 1907.