“Agir para transformar a realidade de jovens caicoenses a partir da capacitação de empreendedores, possibilitando a transformação da realidade de jovens carentes, em situação de fragilidade socioeconômica, guiando-os para uma vida de empreendedorismo”. Esse é o propósito do projeto “JÁ É! Empreendedorismo Social”, lançado pela CDL e Casa do Empresário de Caicó, em parceria com o Sebrae-RN, Cáritas Diocesana e Rede de Juventudes do Seridó.
As inscrições para a primeira turma estão abertas até o próximo dia 14 de outubro, na Casa do Empresário. Essa primeira edição contemplará jovens com idade entre 16 e 29 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental; residentes na Zona Oeste de Caicó, incluindo Vilas do Sabugi; e que possuam negócios formal ou informal.
Os selecionados receberão capacitação semipresencial com exposições temáticas a partir de módulos sobre empreendedorismo, através de aulas expositivas, promoção de debates, realização de dinâmicas e atividades de campo, apresentação de cases de sucesso e elaboração de plano de negócio.
As inscrições são gratuitas e pelo site www.brasilmaisempreendedor.com/
“O projeto ‘JÁ É! Empreendedorismo Social’ durará quatro meses e a expectativa é que sirva de piloto para outras turmas que atendam outras regiões do município. Nesse momento de dificuldades econômicas, podemos mostrar aos jovens que é possível eles transformarem seus sonhos em um negócio exitoso. E, o mais importante, que empreendam por vocação e promovam impactos em suas comunidades”, destaca Leonete Gorgônio, presidente da CDL Caicó.
O Sebrae apontará a metodologia, com suporte da Besouro Agência de Fomento Social. A Cáritas Diocesana dará suporte para os jovens participantes com psicólogo e assistente social. A mobilização dos jovens empreendedores contará com apoio da Rede de Juventudes do Seridó. A coordenação é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó (CDL), com apoio da ACISC e SindVarejo.