Com o objetivo de fortalecer a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmar o compromisso com a transparência, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (19), um Painel Interativo com dados detalhados sobre o número de doses de todos os tipos de vacinas distribuídas pelo governo federal.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a 12ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) , a última de 2024, em que foi apresentado balanço das atividades e alinhamentos para o ano que vem.
“Gostaria de destacar o empenho da equipe, pois essa era, de fato, uma necessidade. Começamos a trabalhar na questão dos dados desde o ano passado, e hoje alcançamos esse resultado. Primeiro, avançamos com a cobertura, e agora com esse dado tão importante, que permite apresentar informações de forma transparente e clara. Certamente, isso é fundamental para os estados, municípios, nossa gestão no Ministério da Saúde, a sociedade, os meios de comunicação”, afirmou a ministra.
A nova ferramenta marca mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas para a imunização no Brasil, um dos maiores desafios logísticos do mundo, devido às dimensões continentais do país. A cada ano, o Ministério da Saúde coordena a distribuição de mais de 300 milhões de doses para as 5.570 cidades brasileiras, por meio de um trabalho conjunto com estados e municípios.
O painel oferece informações detalhadas sobre doses distribuídas, organizadas por estado, tipo de vacina e período. Em 2024, mais de 270 milhões de doses foram distribuídas, sendo 92 milhões apenas nos últimos seis meses. A ferramenta permite a visualização dos dados por filtros específicos, como períodos mensais e categorias de imunobiológicos. A informação de substituição de determinados imunizantes por outros também constará no painel. Os dados apresentados são preliminares e sujeitos a atualização diária.
Mais transparência
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, destacou os esforços da pasta em ampliar o acesso a informações qualificadas e o desafio de enfrentar uma logística complexa de distribuição de vacinas, que depende da ação coordenada entre União, estados, municípios. “A segurança e equidade na cobertura vacinal é muito importante e depende da qualidade das informações”, avaliou.
O diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas) , Paulo Sellera, apresentou algumas funcionalidades da plataforma, como o sistema de filtros, e a possibilidade do acesso a informações técnicas detalhadas, por QR code, sobre a eventual substituição de uma vacina por outra dentro do calendário nacional. Para ele, a iniciativa contribui para montar “um ecossistema mais robusto para monitoramento, avaliação e transparência dessas informações tão relevantes do Programa Nacional de Imunização”.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) , Eder Gatti, destacou que o painel desenvolvido em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) , visa garantir transparência total.
Os dados públicos e acessíveis permitirão a consulta sobre a distribuição de vacinas e incluirão um repositório técnico para esclarecer eventuais substituições ou questões logísticas. “É um avanço significativo que traz mais transparência e apoia a gestão do Programa Nacional de Imunizações em todos os níveis”, afirmou Gatti.