A governadora Fátima Bezerra participou nesta sexta-feira (29) da cerimônia em comemoração aos 107 anos do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN). Durante o evento, realizado na sede da corporação, em Natal, foram entregues novas viaturas para os serviços de resgate e salvamento.
A solenidade também marcou a concessão de medalhas de mérito Bombeiro Militar José Osias da Silva, uma honraria que reconhece personalidades civis e militares que contribuem para o fortalecimento da corporação.
Em 2024, 19 personalidades foram homenageadas, incluindo o deputado federal Fernando Mineiro (PT), o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), o procurador da Justiça Militar, Antônio Carlos Gomes Facuri, e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marco Antônio de Morais Rêgo Montenegro, além de oficiais do Corpo de Bombeiros.
“Quero saudar os homenageados e homenageadas pela contribuição que têm dado ao fortalecimento do Corpo de Bombeiros no Estado”, disse a governadora.
Após a entrega de medalhas, a corporação recebeu quatro viaturas do tipo ABS (Auto Busca e Salvamento). Segundo o comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, os veículos estão equipados com ferramentas para resgate veicular, salvamento em altura e em espaços confinados, detecção de gases e combate a incêndios.
“São equipamentos valiosos para as atividades diárias da corporação. As viaturas foram adquiridas com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM). Cada uma custou R$ 677.600,00”, destacou o comandante.
A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo; do secretário de Administração Penal, Helton Edi Xavier; da delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes; do diretor-geral do ITEP, Marcos José Brandão Guimarães; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico José Pessoa de Azevedo Júnior.
Investimentos
Em seu discurso, a governadora ressaltou o processo de interiorização do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte, ampliando o alcance da corporação em diversas regiões do estado.
“A Instituição Corpo de Bombeiros cumpre uma missão singular: salvar vidas. A alegria nossa e do nosso governo é que temos fortalecido significativamente o papel do Corpo de Bombeiros, com a reposição gradativa do efetivo, a melhoria das condições de trabalho e a implementação de uma política fundamental, a qual é a interiorização da corporação”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em 11 cidades potiguares: Natal, Parnamirim, Goianinha, São Gonçalo do Amarante, Assú, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e Currais Novos.
Desde 2019, foram promovidos 1.210 militares do CBMRN, incluindo 111 oficiais e 1.099 praças. Em 2023, 70 novos soldados foram incorporados à corporação, e outros 64 ingressaram em curso de formação, fortalecendo a equipe e a estrutura operacional do Corpo de Bombeiros no estado.