Projeto turístico valoriza saberes dos povos tradicionais do RN

Um avanço na valorização da cultura e do turismo sustentável. O projeto de desenvolvimento do turismo de base comunitária com comunidades tradicionais promoveu, na manhã desta segunda-feira (25), em Goianinha e Tibau do Sul, ações que ressaltam a inclusão social e geração de renda para povos indígenas e quilombolas no Rio Grande do Norte.

Com a presença da governadora Fatima Bezerra e de representantes das comunidades tradicionais, as solenidades destacaram a importância de uma política pública que diversifica a oferta turística potiguar com integração cultural e reconhecimento dos saberes ancestrais dos povos tradicionais.

“De mãos dadas com os movimentos sociais e o setor produtivo, estamos diversificando o turismo por meio de um belíssimo projeto que coloca o Rio Grande do Norte na trilha das iniciativas públicas do Brasil e do mundo. Estamos agregando um modelo muito além do turismo de sol e mar. Estamos contando a nossa história na qual essas comunidades apresentam seus saberes ancestrais”, afirma a governadora Fátima Bezerra que destacou a parceria firmada com o Sebrae.

Os eventos realizados na manhã desta segunda-feira tiveram exibições culturais como a dança do Toré pela comunidade do Katu, em Goianinha, e pelo Grupo Herdeiros de Zumbi, em Sibaúma, Tibau do Sul.

Geração de renda e captação

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo do RN, o projeto beneficiará comunidades indígenas, quilombolas e ostreicultoras, promovendo geração de renda e capacitação, com investimento total de R$ 1,2 milhão com R$ 564 mil destinados ao Turismo de Comunidade. O projeto, iniciado em agosto de 2023, é executado pelo Instituto Vivejar e pelo Sebrae/RN.

A ação contempla os municípios de Sítio Novo, Apodi, Felipe Guerra e Tibau do Sul, além de Parnamirim e Nísia Floresta, beneficiando incialmente as comunidades do Território Potiguara Katu, em Goianinha; a Comunidade do Porto, em Canguaretama; e as comunidades Quilombola da Praia de Sibaúma, a Aproostra (Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte), ambas em Tibau do Sul.

Tradições culturais

A proposta é desenvolver e aprimorar os roteiros turísticos e apresentar aos visitantes suas tradições culturais, como a culinária e o artesanato local. O projeto também inclui oficinas e ações para fortalecimento do trabalho coletivo com base na sustentabilidade.

Rafael Amaro, da Aproostra, que representa os trabalhadores que sobrevivem da criação de ostras, em Tibau do Sul relatou os primeiros benefícios gerados pelo projeto: “É satisfatório para as pessoas das nossas localidades que antes não tínhamos tanto conhecimento, mas que agora oportunizou o nosso desenvolvimento para mostrarmos a nossa culinária aos nossos visitantes”.

Para a secretária de Turismo Solange Portela, o projeto é participativo com ampla representação das comunidades envolvidas. “Desde o início tivemos um diálogo com as lideranças para mapear e conhecer as demandas necessárias. Estamos finalizando essa etapa e convidados as agências de turismo para conhecer ainda nesta semana o potencial dessas comunidades”, explica.

O projeto prevê também oficinas sobre turismo de base comunitária, iconografia, artesanato, roteirização, precificação, apoio na organização de eventos locais, acompanhamento dos líderes em eventos do setor e acesso a mercado.

Oficinas

Desde o lançamento da ação foram organizadas cerca de trinta visitas e imersões nas quatro comunidades envolvidas, resultando na mobilização de aproximadamente 70 representantes das comunidades comprometidas e ativamente envolvidas no projeto.

Foram realizadas 16 oficinas e participação em 13 eventos, entre regional e nacional, como o Salão do Turismo no Rio de Janeiro e a BTM Fortaleza, com a participação de representantes das comunidades. Outro dado significativo é a participação majoritária de mulheres na iniciativa (88% das participantes são mulheres).

Participaram das solenidades em Goianinha e Tibau do Sul, a secretária de Ação Social, Iris Oliveira; o secretário –adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia; o diretor da Emater, Cícero Figueiredo; a prefeita de Goianinha e Deca Bolonha, representante das agências de turismo do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *