Mutirão de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional atrai grande público e promove cidadania

Nesta terça-feira (12) mais um mutirão de emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), atraindo grande público. A ação, que buscou facilitar o acesso ao novo documento para a população, em especial para os servidores públicos, teve ampla adesão e permitiu que cem cidadãos garantissem a nova identificação sem qualquer custo. Antes mesmo da atividade ser iniciada, todas as fichas já tinham sido distribuídas. O mutirão aconteceu na Escola de Governo (EGRN), no Centro Administrativo.

A iniciativa da ação é do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), visando oferecer uma oportunidade para que os servidores pudessem atualizar seus documentos de identidade, de acordo com os novos padrões estabelecidos pelo Governo Federal, incluindo maior segurança e praticidade com o número único de registro nacional. O mutirão proporcionou um atendimento ágil e acessível, com filas organizadas e uma equipe de servidores prontos para auxiliar cada cidadão durante o processo de emissão.

A vice-presidente da Comissão Estadual do PQVST, Graça Araújo, destacou os resultados positivos da parceria firmada com o Itep. “Já promovemos outros mutirões desde o mês de julho e ainda devemos ter mais um realizado aqui na Escola de Governo no mês de dezembro. A nossa expectativa é renovar a parceria com o Itep e tornar essa ação cidadã fixa no calendário de 2025”, disse.

A CIN utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação nacional, bem como incorpora elementos de segurança mais modernos para prevenir fraudes. Possui ainda um QR Code que permite verificar se o documento foi roubado ou extraviado. O CPF fica como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG.

A mudança faz parte de uma iniciativa de modernização dos documentos no Brasil e passou a ser emitida no ano de 2022. O antigo documento (RG), com impressão do polegar, perderá a validade em 2032. Até lá, todos os cidadãos deverão emitir a sua Carteira de Identidade Nacional.

Adriana Bezerra, servidora do Itep e coordenadora da ação na EGRN, destacou os diversos pontos positivos da CIN, além da total transição do documento já estar prevista pelo Governo Federal para os próximos anos. “A nova Carteira de Identidade tem uma qualidade e durabilidade diferenciadas, é possível também adicionar dados de outros documentos, mesmo não aparecendo no formato físico, mas no formato digital”, afirmou.

Mutirão de mamografia

Simultaneamente ao mutirão de emissão da CIN, também está acontecendo na Escola de Governo o mutirão de mamografias. A unidade móvel do Grupo Reviver, que oferece exames gratuitos de mamografia, oferece atendimento até o dia 14 de novembro, proporcionando mais uma importante ação de prevenção e promoção da saúde feminina.

A campanha é especialmente relevante para incentivar que as mulheres realizem exames de rotina, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “A realização de exames periódicos é uma atitude essencial para a saúde e o bem-estar das mulheres, contribuindo para que possíveis problemas sejam detectados e tratados o quanto antes”, ressalta a vice-presidente da Comissão Estadual do Programa de Qualidadade de Vida e Saúde no Trabalho, Graça Araújo.

Ambos os mutirões refletem o compromisso do Governo do RN em ampliar o acesso a serviços essenciais para a população, promovendo não apenas o exercício da cidadania, mas também o cuidado com a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *