O Festival Gastronômico de Caicó chega a sua segunda edição tendo como propósitos a valorização da gastronomia local e regional, o aprimoramento e aperfeiçoamento de técnicas e o incentivo à competitividade, resultando em uma troca rica de culturas, experiencias, diversidades, saberes e sabores.
Caicó é uma cidade turística reconhecida como a terra da carne de sol, do queijo, do bordado, do Carnaval, da Festa de Sant’Ana e de muitos outros atrativos. O evento é uma realização da Agência Referência, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal e apoio do Sebrae, FESPEG, UnP e Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC.
A primeira programação do Festival Gastronômico de Caicó será o Circuito de Restaurantes, que acontecerá de 7 a 17 de novembro de 2024, em estabelecimentos inscritos. “Qualquer estabelecimento de alimentação localizado em Caicó pode se inscrever no Festival: restaurantes, bares, lanchonetes, hamburguerias, espetinhos, pizzarias, docerias, sorveterias e muitos outros”, explica Diego Vale, diretor do evento gastronômico.
A Comissão Organizadora definiu que os pratos elaborados para o Circuito de Restaurantes devem conter, obrigatoriamente, três ingredientes base: carne de sol, um dos queijos tradicionais de Caicó (queijo de coalho e/ou queijo de manteiga) e um terceiro ingrediente característico do Rio Grande do Norte.
“Lançaremos próxima semana o roteiro estabelecimentos inscritos no Festival. Os clientes que consumirem os pratos votarão para eleger as melhores criações nas categorias entrada, prato principal e sobremesa”, destaca Raildon Lucena, produtor do Festival.
Entre as novidades para esse ano está a votação virtual e que os estabelecimentos participantes ganharão consultoria em mídias sociais. O regulamento e detalhes da programação do Festival estão disponíveis em: instagram.com/festivalgastronomicodecaico