O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI) vestiu rosa como parte das ações da campanha do Outubro Rosa, que conta com forte adesão do Sistema FIERN.
Com o lema “Juntos, fazemos a diferença na luta contra o câncer de mama”, a Federação incentivou todas as suas unidades e escolas a participarem da campanha. O Outubro Rosa é um momento de mobilização nacional para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
No HIT SENAI, situado na avenida Capitão Mor Gouveia, em Natal, funcionários e instrutores marcaram presença no movimento pela saúde da mulher. Alunos de vários cursos também pararam para registrar seu apoio à campanha. A instrutora da área de gestão, do Curso Técnico em Administração, Mônica Viana, diz que, como mulher, a ação do Outubro Rosa é muito importante.
“Eu acho que é um momento muito importante porque a gente está lembrando a todas as mulheres a importância de se tocar e de procurar antecipadamente verificar, fazer exames. Então eu faço meus exames anualmente e eu acho muito importante porque é uma prevenção. Quanto antes a gente descobrir qualquer coisa, a gente consegue resolver. Então é importante que a gente se toque. Qualquer coisa que você sentir, qualquer coisa que você perceber, fale com seu médico, fale com sua médica. Isso é a importância, você procurar ser feliz e ter saúde”, destaca a instrutora.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. A prevenção consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção.
A campanha do Outubro Rosa 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos aos cânceres de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.
A assistente administrativa do SENAI-RN, Célia Alves, enaltece a campanha. “Essa campanha do Outubro Rosa é uma excelente campanha, porque aí é onde desperta na mulher o toque. Porque quando a gente não tem essa informação, passa despercebido. Por exemplo, muitas mulheres sentiam nódulos, sentiam alguma coisa diferente, mas não tem a informação que ali poderia formar um câncer. Entende? Então essa campanha gera um alerta. O alerta para cada pessoa individualmente. Para o autocuidado, de mulheres e homens”, diz Célia.
A campanha Outubro Rosa também busca ampliar a abordagem da saúde da mulher, incluindo a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No HIT SENAI foi disponibilizado painel e moldura para fotos, além de caixinha com mensagem para todos que passarem pelo local.