Aulão do “Se Liga no ENEM” reúne estudantes em Natal

Os estudantes da rede estadual de educação estão sendo preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio. Um passo importante nessa caminhada foi dado neste sábado (19), com a realização do Aulão do projeto “Se Liga no ENEM”, realizado na Escola de Governo, em Natal, com a participação de cerca de 350 estudantes de 20 escolas estaduais. A ação também ocorre no interior do estado de acordo com cronograma local.

O aulão, que terá outra edição no próximo dia 26, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), organizada pela Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM) em parceria com a 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (1ª DIREC). A proposta é reforçar os conteúdos das principais áreas do conhecimento abordadas no ENEM, garantindo um suporte adicional aos alunos da rede estadual que estão se preparando para o exame, previsto para novembro.

Entre as escolas participantes, estão instituições como o Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, as escolas estaduais Antônio Pinto, Walfredo Gurgel, Soldado Luiz Gonzaga e muitas outras que compõem a rede de ensino da região metropolitana. O evento visa proporcionar uma revisão intensiva, ampliando o conhecimento dos alunos e potencializando suas chances de alcançar um bom desempenho no exame. Neste aulão os estudantes poderão fazer revisão nas áreas de Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação.

“A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do RN para garantir mais oportunidades de acesso ao ensino superior, através de uma preparação mais sólida para os estudantes da rede estadual”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Com o crescente número de inscritos no ENEM e a relevância da prova para o ingresso nas universidades públicas e privadas do país, a ação reforça o compromisso da gestão estadual em promover uma educação inclusiva e de qualidade. Miguel Batista Santos, estudante da 3ª série do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, aponta a importância das aulas preparatórias para o ENEM.

“Estamos indo além da base curricular comum. Com os aulões conseguimos aprender mais do que o que já é oferecido na escola, funcionando como um aprofundamento dos conteúdos. Isso vai ser essencial na hora do Enem. Essas aulas ajudam muito, é um momento de imersão total. Passamos horas estudando, junto com centenas de outros estudantes e vários professores. O ambiente colaborativo faz diferença. Essa troca de experiências, com pessoas de diferentes escolas e realidades, faz toda a diferença”, pontua Miguel. O estudante deseja ingressar no curso de Biologia na UFRN.

Saiba mais 

O projeto “Se Liga no ENEM” conta com a mobilização por meio dos fóruns de estudantes, que servem para acompanhar e apoiar cada passo do calendário do Enem. Essa etapa, que já foi iniciada, incluiu a solicitação de isenção da taxa de inscrição e o incentivo à dedicação contínua ao longo do ano, até a realização do exame e o registro das estatísticas de ingresso ao ensino superior, considerando a via de acesso, às instituições e os cursos escolhidos.

Um dos pilares do ‘Se Liga no ENEM’ é a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (AVA/RIEH). Esse ambiente virtual é uma ferramenta essencial para a preparação dos estudantes, oferecendo uma série de recursos como videoaulas, palestras, materiais de estudo e simulados. Essa parte do projeto é realizada em parceria com a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *