Na tarde desta terça-feira (15), foi realizada uma reunião para discutir as ações com foco no verão e a utilização do Complexo Cultural Rampa. O encontro teve a participação de diversos representantes do Governo do Estado e foi conduzido com a presença da governadora Fátima Bezerra. Durante a reunião, foram apresentadas as atualizações sobre o espaço, incluindo a proposta de ampliar as áreas livres com café, restaurante e quiosques, além de discutir a viabilidade do Projeto Verão, que acontecerá entre os meses de dezembro e março.
“A discussão é fundamental para utilizarmos o espaço da Rampa da melhor maneira possível. O Complexo é lindo, acessível tanto para a população quanto para os turistas, e estamos totalmente dispostos a avançar cada vez mais na sua valorização e uso”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A reunião contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), Administração (Sead), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Turismo (Setur), além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Gabinete Civil (GAC), Controladoria-Geral do Estado (Control) e Fundação José Augusto (FJA). O foco das discussões foi avaliar propostas que ampliem o uso do espaço, fazendo dele um ponto de referência para lazer, cultura e eventos de grande porte na cidade.
“O Complexo Cultural Rampa é um equipamento estratégico, tanto para atender à população quanto para atrair novos visitantes ao Rio Grande do Norte. Queremos transformá-lo em um espaço de lazer e cultura, além de ser sede de eventos importantes. Por isso, estamos avaliando as melhores propostas para potencializar o uso desse espaço”, destacou Pedro Lopes, Secretário da Administração.
Projeto Verão: Um espaço para produtores culturais
Um dos principais destaques do encontro foi o Projeto Verão, que acontecerá entre dezembro e março e tem como objetivo abrir espaço para produtores culturais com projetos com programação artística já financiados através de outras ações. “O Projeto Verão é uma oportunidade de divulgar e apoiar os produtores culturais, oferecendo o espaço e a estrutura necessárias para que seus eventos possam acontecer. O objetivo é proporcionar um ambiente favorável para que eles se realizem no Complexo Rampa”, explicou a Secretária de Cultura, Mary Land Brito.
O Complexo Cultural Rampa é um centro multifuncional que abriga exposições permanentes e temporárias, além de eventos culturais, artísticos e educativos. A intenção de incentivar as ações culturais e de preservação da história da guerra e da aviação, que é o foco do museu e o complexo cultural, ele vai além do museu, ele tem outras atrações agregadas. Com uma arquitetura moderna e vistas panorâmicas, o local oferece uma experiência única que combina história, cultura e lazer. Entre os destaques, está o museu que narra a participação de Natal na Segunda Guerra Mundial, com enfoque na aviação, além de diversas áreas voltadas para atividades culturais e sociais.
“O Complexo é um importante espaço de preservação da memória histórica e de incentivo à produção cultural contemporânea, proporcionando aos visitantes um ambiente de reflexão, aprendizado e diversão”, finalizou a secretária.