Trapiá de Caicó, visita Lagoa Nova, Poço Branco, Macaíba e Parnamirim

Depois de visitar comunidades quilombolas de Patu, Portalegre, Pedro Avelino e Bom Jesus, o teatro de bonecos, que aqui no Rio Grande do Norte , é conhecido como “João Redondo”, chega às comunidades de Lagoa Nova, Poço Branco, Macaíba e Parnamirim. É a Trapiá Cia Teatral, de Caicó, levando o Projeto As Pelejas de Baltazar, ao encontro das comunidades quilombolas.

Aqui no RN são 35 comunidades, certificadas como quilombolas pela Fundação Palmares. A Trapiá Cia Teatral já visitou outras comunidades, inclusive no Seridó, através de outros projetos, e agora As Pelejas de Baltazar, que conta uma divertida peleja, pra casar Baltazar e Rosinha, está em 08 comunidades do Estado.

Nesta semana, a peça teatral fez espetáculo público em Macambira, dia 08, no município de Lagoa Nova. Nesta quinta-feira, 09, o projeto está em Acauã, no município de Poço Branco; amanhã, 10, estará em Capoeiras, em Macaíba, e dia 11, é dia do teatro em Sítio Moita Verde, em Parnamirim.

Além do contagiante movimento dos bonecos, com esta arte que é patrimônio cultural do Brasil, há constante interação dos artistas Alexandre Muniz e Emanoel Bonequeiro, que como brincantes, motivam o entusiasmo no público.

O Projeto As Pelejas de Baltazar nas Comunidades Quilombolas do RN, é uma realização da Associação Cultural Trapiá e Trapiá Cia Teatral. O projeto é financiado pela Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto, com patrocínio da Potigás, através do edital Natural Como Fazer o Bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *