Nesta quinta-feira (19), o SindSaúde Seridó promoveu uma palestra no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, para esclarecer dúvidas sobre a suspensão dos descontos das verbas transitórias para o Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN). A palestra foi conduzida por José Joaquim, coordenador do SindSaúde Seridó, e pelo assessor jurídico Dr. Paulo Victor.
Durante o evento, José Joaquim destacou a importância de os servidores entenderem as diferenças entre as aposentadorias com paridade e integralidade e as que seguem o cálculo por média aritmética.
Segundo ele, os servidores que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003 terão direito à aposentadoria com paridade e integralidade, tornando desnecessária a autorização para os descontos. Já aqueles que entraram após essa data devem autorizar os descontos sobre os adicionais transitórios, pois isso impactará diretamente no cálculo de suas aposentadorias, feitas com base nas 80 maiores contribuições.
Devido à participação abaixo do esperado, o coordenador anunciou que a palestra será repetida no próximo mês com o objetivo de atingir um público maior e garantir que mais servidores tenham acesso a essas informações cruciais para o planejamento de suas aposentadorias.