Na última terça-feira (10) a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou a importância da pesquisa científica voltada para a problemática da desertificação no semiárido brasileiro.
Durante o evento de lançamento, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) foi representada pelo Diretor-Presidente, Gilton Sampaio. Na ocasião, o Diretor-Presidente destacou a importância da obra. “Esse livro é fruto do primeiro acordo entre a Fapern e a CAPES e, como produto da ciência, tecnologia e inovação, com certeza vai colaborar com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Rio Grande do Norte”, afirmou Gilton.
A Fapern desempenhou um papel crucial na realização desta pesquisa. A fundação, juntamente com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), financiou um projeto macro de fortalecimento do Plandites. Esse apoio incluiu a concessão de 4 bolsas de mestrado e recursos financeiros para a realização de mais de 10 trabalhos de campo na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, entre outras atividades de pesquisa aplicada.
Segundo a coautora do livro, Anny Catarina Nobre, a colaboração da Fapern foi fundamental para garantir a qualidade da pesquisa. “O financiamento possibilitou tanto a análise em gabinete quanto a verificação empírica na área de estudo. Esse suporte permitiu uma investigação aprofundada e uma abordagem robusta sobre a desertificação, refletida na qualidade do livro lançado”, explicou a pesquisadora.
Sobre a obra
A obra é fruto do trabalho dos egressos do Plandites, Sérgio Gomes e Anny Catarina Nobre de Souza, sob a coordenação da professora Losângela de Sousa. O livro aborda o tema da desertificação, oferecendo uma análise detalhada da suscetibilidade à desertificação na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, região marcada por aridez climática e desafios ambientais.
A publicação visa apresentar a realidade geoambiental da área, incluindo indicadores geobiofísicos e a atualização do diagnóstico das áreas suscetíveis à desertificação.
De acordo com Anny Catarina Nobre, o objetivo principal do livro é fornecer conhecimento científico e didático à comunidade acadêmica, formuladores de políticas públicas, membros do comitê da bacia e gestores municipais e estaduais.
“A obra foi formulada para fornecer conhecimento científico e didático aberto à comunidade acadêmica, social, formuladores de políticas públicas, membros do comitê da bacia e gestores municipais e estaduais sobre a realidade ambiental, potencialidades e limitações paisagísticas da bacia hidrográfica do Apodi-Mossoró, bem como apresentar uma atualização do diagnóstico das áreas em suscetíveis a desertificação no estado, que pode ser subsídio para a política estadual de combate à desertificação”, explica a egressa.
Com o lançamento da obra, os autores esperam que a sociedade, em suas diversas esferas, compreenda melhor a problemática da desertificação e a situação específica da bacia do Rio Apodi-Mossoró. A expectativa é que o livro sirva como uma ferramenta para sensibilizar formuladores de políticas e agências ambientais sobre a necessidade de estratégias de mitigação e de planejamento ambiental/territorial.
Além disso, o livro busca fornecer uma base para possíveis intervenções e direcionar esforços para a preservação ambiental, abordando o impacto da desertificação sobre a natureza e as comunidades locais que dependem da região para sua subsistência.
Em breve, a obra estará disponível no site da Editora Rede-Ter, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios, tornando-se acessível a um público mais amplo e contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre o desafio da desertificação no semiárido brasileiro.
Sobre o Plandites
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (Plandites), é um dos Programas de Pós-Graduação mais estratégicos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do RN e de todo o semiárido brasileiro.
O Plandites tem como objetivo geral contribuir para a produção de novos conhecimentos sobre o Semiárido, na análise de sua dinâmica territorial e na formação de recursos humanos capazes de atuar no planejamento e desenvolvimento do território em suas múltiplas escalas.
Recentemente, o Programa teve curso de Doutorado aprovado pela Capes. É o segundo ofertado pelo Campus da UERN em Pau dos Ferros.
O professor Gilton lembra que a Fapern e o Governo do Estado têm clareza da importância do Plandites para o desenvolvimento do RN. “O Governo do RN, através da Fapern, continuará parceiro no fomento ao progresso do Programa e ao sucesso de seus egressos”, afirma.
O Programa é um dos contemplados com o acordo PDPG Fapern/CAPES, com o projeto: Gestão de Bacia Hidrográfica, Saneamento e Abastecimento D’água no Semiárido Potiguar: Intervenção e Conexão Hídrica do Urbano -Regional Na Bacia do Rio Apodi-Mossoró (Plandites/UERN). Através do projeto, o Plandites recebeu 4 bolsas de mestrado e 1 de pós-doutorado (capes) e vai receber um total de R$ 119.563,05 de custeio da FAPERN. Entre 2021 e 2022 já recebeu desse montante: R$ 83.684. O 4º edital de convocação do 4º ano já foi lançado e esse programa tem atendido todos os requisitos.