A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu, na terça-feira, 20, a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs). O curso está inserido no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O programa destina-se a capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada, aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas, além de disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública. Na Felcs, a primeira turma do mestrado é composta por 13 estudantes, selecionados por meio de um edital nacional. O corpo docente é formado por oito professores de diferentes áreas, como Contabilidade, Turismo, Engenharia e Administração.
“Esperamos que a abordagem interdisciplinar traga riqueza à formação dos nossos alunos”, afirma o coordenador do Proifap na UFRN, Antônio Batista, ao compartilhar as expectativas positivas para a primeira turma do curso. Para o futuro, o professor almeja que o Profiap alcance nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a fim de pleitear um doutorado em Administração Pública no interior do Estado.
O diretor da Felcs, Alexandro Gomes, adiciona que a aula inaugural tem valor simbólico para a instituição, que recebe o segundo curso de pós-graduação ao completar dez anos de implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Profletras). “A chegada do Profiap representa o desenvolvimento e o avanço da pós-graduação na Felcs, além da possibilidade de fortalecimento e consolidação desse importante indicador acadêmico”, comemora.
Alex Gomes ressalta a contribuição do Mestrado Profissional em Administração Pública para a melhoria na oferta dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos no Seridó e nos demais lugares onde atuam os estudantes do programa. “Oferecer esse mestrado na Felcs, além de dialogar com a nossa formação inicial, a partir do curso de Administração, ainda fortalece a interiorização, um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN”, finaliza.
A aula inaugural contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, além de docentes e estudantes.