O Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio Grande do Norte (SIFT) é apoiador da realização do campeonato “Tecendo Craques”, realizado com colaboradores da indústria Vicunha Têxtil. A abertura do campeonato aconteceu no dia 14 de agosto, na própria indústria, com presença da presidente do Sindicato, Helane Cruz, funcionários e gestores da empresa.
“Eu entendo que o material mais importante dentro do processo produtivo é o humano. Então, estimular eventos de clima dentro da organização possibilita ambiente fluido. Futebol é movimento, e o esporte traz saúde, colaboração e um objetivo comum. Todas as vezes que temos um objetivo em comum, tudo fica mais colorido. E é muito melhor quando fazemos isso juntos”, afirma Helane Cruz, presidente do SIFT-RN, em seu discurso de abertura do Campeonato Vicunha.
Ela explica que foi pensando nesse processo de valorização do empregado que o SIFT-RN decidiu apoiar o campeonato. “Esse é o nosso primeiro patrocínio oficial, de muitos que estão por vir. Essa é uma iniciativa incrível da Vicunha”, aponta a presidente do sindicato. “O SIFT-RN acredita que eventos como este geram descompressão, estimulam a prática de atividade física e fortalecem os laços entre as pessoas”, acrescenta Helane Cruz.
O Tecendo Craques contará com 12 times, 144 atletas inscritos, 38 jogos e terá duração de 107 dias, com final prevista para meados de novembro de 2024.
Para a presidente do SIFT-RN, o trabalho em equipe é fundamental para alcançar grandes resultados. “O Tecendo Craques é uma oportunidade para todos nós celebrarmos juntos. É muito gratificante ver a energia e a união de todos os participantes”, diz.
Helane, que tem quase 20 anos de mercado, conta que nunca viu, ao chegar para trabalhar, uma interação tão positiva entre os diferentes turnos como a que presenciou na Vicunha. “Enquanto uma equipe produzia, a que estava em intervalo jogava vôlei, isso é uma interação muito importante e leva á descompressão, é um hábito saudável”, destaca.
Setor no RN emprega cerca de 20 mil pessoas
De acordo com os últimos dados apresentado pelo Observatório da Indústria MAIS RN, da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, os setores têxtil e de confecções representaram 5,3% da economia em 2022 (PIB Industrial), conforme os dados mais recentes do IBGE.
“Esses setores empregam cerca de 20 mil pessoas e possuem 708 estabelecimentos, segundo informações da RAIS”, afirma o economista João Lucas Dias, do Mais RN.