Entre as diversas atrações culturais, gastronômicas, regionais e de conhecimento, o Ministério do Turismo aproveitou o público do segundo dia do maior evento de turismo do país – a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil – para apresentar os novos lançamentos da área de Turismo Responsável, dentro do Projeto “Brasil, essa é nossa praia”, uma parceria do MTur com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Além de diversos vídeos para turistas, gestores e trabalhadores do setor, serão lançados mais de 30 produtos, como: Caderno sobre Turismo e Orla: Subsídios para a Gestão Integrada de Destinos Turísticos; Cartilha de Gestão de Orlas Turísticas: Estudos de Casos em 10 Destinos Brasileiros; Turismo Sustentável: Manual Orientador para Gestores Públicos e Privados; Turismo de Base Comunitária: Manual Orientador para Gestores Públicos e Privados; Segurança Turística: Manual Orientador para Gestores Públicos e Privados.
“O Turismo Responsável é um dos temas prioritários do Ministério do Turismo”, afirma a coordenadora de Turismo Responsável, Laís Torres. “Para esse segmento, é fundamental a promoção de ações e o compartilhamento de boas práticas comunitárias, de mercado e do poder público, na busca por soluções efetivas para os problemas existentes nos diferentes destinos”, completa.
Outra novidade são as ações previstas para 2024-2025. Entre elas está a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, o curso de especialização em Turismo Responsável e o mapeamento das comunidades indígenas que desenvolvem atividades turísticas.
Todos os materiais do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia” podem ser acessados por este link .
DEBATES – Durante o evento, o Turismo Responsável também contará com painéis e debates sobre o tema. O Núcleo do Conhecimento, área dedicada às palestras no evento, recebeu os painéis “Turismo Responsável: a conservação dos recursos naturais e culturais do destino” e “Gestão da segurança e acessibilidade no turismo”, com a presença do Instituto Novo Ser – Projeto Praia para todos, do coordenador técnico Solares, Paulo Macuco Araújo, e moderação de Joice Lavandoski, do Projeto Turismo Acessível para Todos (RJ).
Ao todo, serão cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com representantes do MTur e demais parceiros, promovendo um grande intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva.
Por: Ministério do Turismo