Programa do IMD abre 35 vagas para cursos gratuitos em tecnologia

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para o seu Programa de Estudos Secundários (PES). Iniciativa que oferece formação gratuita em temas ligados à tecnologia. O Programa oferece 35 vagas, destinadas a pessoas com diploma de ensino superior, que estejam matriculadas em graduações de outras instituições fora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ou, ainda, que tenham suspendido o curso antes de concluí-lo.

As inscrições, que seguem abertas até o dia 18 de agosto, acontecem exclusivamente pela seção de processos seletivos – formação complementar do SIGAA da UFRN. Para inscrever-se, o candidato deve anexar, em formato PDF, documentos como cópia do diploma ou certificado de conclusão, histórico de graduação, documento de identificação com foto e CPF.

As oportunidades são para cursos em Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada curso conta com cinco vagas e a taxa de inscrição é de R$ 70.

O PES, regido pelo Edital nº 001/2024, conta com um processo de seleção composto por Prova de Conhecimentos Específicos. O exame é de natureza objetiva e abordará temas relacionados às bases teóricas e práticas da área de Tecnologia da Informação (TI), além de competências e habilidades necessárias para o ingresso no PES.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 13 de setembro, na própria página da seleção no SIGAA.

PES

Classificado como um curso sequencial, conforme regulamentado pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES oferece formações especializadas e pontuais em diversas áreas de tecnologia, totalizando entre 300 e 360 horas de aprendizado.

O programa é projetado para desenvolver habilidades úteis para diferentes profissionais, que, comumente, não são abordadas nas grades curriculares das graduações. Ao completar o curso, os participantes recebem uma certificação na área de estudo, o que não apenas enriquece o currículo, mas também amplia o portfólio de atuação no mercado de trabalho.

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