Em Natal, a Diretora da 10.ª DIREC, Suenyra Nóbrega Soares, o técnico financeiro, Joalisson Rodrigo e a assessora pedagógica, Mercia Carla, participaram da formação “O PDDE e as Ações Integradas na Região Nordeste: Novos Cenários e Novas Possibilidades”, que visa aprimorar a gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
A referida formação foi realizada pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/Nordeste), em parceria estratégica com a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
A capacitação, com carga horária de 8 horas diárias, proporcionou aos participantes debater sobre as nuances e oportunidades que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas oferecem para a região.
“Reunir gestores escolares para aprofundar seus conhecimentos sobre o PDDE e as Ações Integradas é fundamental para garantir que os recursos cheguem às escolas e sejam utilizados da melhor forma possível, impactando diretamente a vida dos nossos estudantes. Acreditamos que a gestão eficiente e transparente dos recursos é essencial para construirmos uma educação pública de qualidade e equidade para todos”, pontuou a secretária Socorro Batista.
O PDDE é uma iniciativa do Ministério da Educação que transfere recursos financeiros diretamente para escolas públicas da educação básica. O objetivo é complementar o orçamento escolar, permitindo que as próprias unidades de ensino decidam como investir os recursos em melhorias de infraestrutura, aquisição de materiais pedagógicos, pequenas reformas e outras despesas que contribuam para o bom funcionamento da escola e para a qualidade do ensino oferecido aos alunos.
O evento abordou desde os aspectos mais práticos da gestão dos recursos do PDDE, como a elaboração de planos de ação e a prestação de contas, até as últimas novidades e tendências em políticas educacionais, como a implementação do Novo Ensino Médio e as estratégias para a recuperação das aprendizagens pós-pandemia.
A iniciativa reforça o compromisso da SEEC e da Undime em promover a melhoria contínua da educação no Rio Grande do Norte, por meio do fortalecimento da gestão escolar, da otimização dos recursos financeiros destinados às escolas e da formação continuada dos profissionais da educação.