O especialista em aviação, Rodrigo Duarte, falou sobre as fortes turbulências que atingiram o Boeing 787-9 Dreamliner, da Air Europa, na madrugada de segunda-feira (1º). A aeronave, que transportava 325 passageiros, pousou em emergência no Aeroporto de Natal pouco tempo depois. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas na ocorrência.
O especialista em aviação, Rodrigo Duarte, conversou com a reportagem da TV Tropical e falou sobre as turbulências. “A gente tem as turbulências causadas por nuvens de tempestades. Essas, durante o dia, os pilotos conseguem observar. Durante a noite, os instrumentos do avião conseguem monitorar e fazer com que a gente desvie dessas condições de mau tempo”, comentou.
De acordo com ele, os aviões encontram algumas adversidades no interior das nuvens. “A gente está falando de uma nuvem de tempestade, além dos raios que a gente consegue ver, a gente tem ventos fortes subindo e descendo, chuva, água, gelo”, complementou.
Duarte citou ainda a presença de um furacão no Oceano Atlântico, na região do Caribe, que influencia mesmo em uma área mais distante, na aerovia que liga a Europa à América do Sul. “Hoje, a gente tem ativo no Oceano Atlântico um furacão que está passando pelo Caribe. Os furacões mudam muito a circulação dos ventos”, explicou.
O comandante falou sobre a necessidade de se manter de cinto de segurança, mesmo que o aviso não esteja sendo indicado. “Essa variação abrupta de subidas e descidas faz com que a aeronave possa chegar até uma sensação de gravidade zero. A aeronave fica em uma velocidade vertical superior à aceleração da gravidade da Terra. É nesse momento que as pessoas acabam voando dentro da aeronave. Está sentado e não tem aviso de cinto de segurança acionado, fica com cinto, porque turbulências podem acontecer a qualquer momento”, alertou.
“As rotas Brasil/Europa ou Brasil/América do Norte acabam cruzando essa área de convergência, passam por essa situação de alteração de circulação dos ventos, que sopram diferentes em relação aos hemisférios. Sempre vai balançar. A sensação que vai sentir é de um desconforto, um balanço. Vendo algumas previsões, essas condições de turbulência forte devem continuar”, encerrou.
Além dos feridos, que foram encaminhados para o Hospital Walfredo Gurgel e outras unidades da rede privada de Natal, as fortes turbulências provocaram estragos na cabine do avião. Vídeos gravados de dentro da aeronave mostram os estragos e diversas partes quebradas. Além disso, um passageiro adulto foi parar no teto. Uma criança de 2 anos, segundo o relato dos próprios passageiros, também foi arremessada.
Durante a tarde dessa segunda-feira (1º), os passageiros que não necessitaram de atendimento médico foram encaminhados de ônibus para Recife. De lá, eles seguiram viagem para Montevidéu em um avião enviado pela Air Europa. O voo UX045 havia saído de Madri na noite de domingo (30), mas pousou em Natal às 02h32, após o evento.