O Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou o curso de Cadeia de Valor, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes). O evento contou com a participação de uma equipe de cinco professores de Engenharia de Produção do Campus São Gonçalo do Amarante, que ministrou a capacitação durante uma reunião com os integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir).
O curso faz parte do projeto “Arquitetura e Modelagem de Processos do IFRN” e tem como objetivo principal modelar os processos da instituição, contribuindo para a implementação de uma gestão mais eficiente. Para alcançar esse objetivo, foram delineados cinco passos: elaboração da Cadeia de Valor Institucional, construção de fluxogramas e Procedimentos Operacionais Padrão, validação de processos com os setores responsáveis, auxílio na implementação dos fluxogramas no Suap e capacitação das equipes responsáveis pelos processos.
A professora Izabelle Lopes, que é uma das responsáveis pela capacitação, destacou a importância do curso para definir a cadeia de valor do IFRN e classificar os macroprocessos, além de sensibilizar o Codir para as próximas etapas do projeto. Para ela, a experiência foi enriquecedora e representa um passo crucial para o mapeamento completo dos processos institucionais.
O diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Renato Dantas, enfatizou que a oficina de Cadeia de Valor proporciona aos servidores uma compreensão mais profunda da missão institucional, capacitando-os a utilizar ferramentas que otimizem os serviços prestados à sociedade.
Representando a Pró-Reitoria de Administração (Proad), o servidor Rodrigo Ricelly Leite também ressaltou a importância do curso, mencionando que a demanda por esse tipo de capacitação já era sentida há muito tempo, mas faltavam recursos e pessoal para implementá-la. Rodrigo destacou, ainda, que a iniciativa marca um avanço significativo na gestão de processos do Instituto, visando à eficiência operacional e à melhor utilização dos recursos institucionais.
Com a implantação desse projeto, espera-se que o IFRN possa oferecer serviços com maior eficácia, otimizando o trabalho dos servidores e melhorando a qualidade das entregas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.