UFRN e MEC discutem implementação de projeto de inteligência artificial

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, na noite da terça-feira, 25, em Brasília-DF. O encontro teve como pauta a apresentação do Projeto Metrópole IA360 do Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), cujo objetivo é a integração da inteligência artificial (IA), no contexto educacional e industrial do Brasil, de forma multidisciplinar.

Projeto Metrópole IA360 tem foco na formação de pessoas no campo da IA, visando contribuir para a inovação tecnológica brasileira e proporcionar acesso democrático e inclusivo. Nesse sentido, o reitor Daniel Diniz explicou que, com base na expertise da UFRN na área da IA, a instituição construiu uma proposta que objetiva ofertar formação de qualidade na área da inteligência artificial, “Nossa intenção é contribuir para que o país possa desenvolver o potencial em IA de forma estratégica”, disse o gestor.

Ainda segundo Diniz, após a apresentação da iniciativa, o ministro Camilo Santana destacou o caráter inovador do Projeto Metrópole IA360, que inclui também a formação de professores. Dessa forma, o MEC se comprometeu em apoiar a ação da UFRN, que tem foco a promoção de ensino de excelência, pesquisa aplicada e estreitamento de laços com a indústria, com o intuito de contribuir para o bem-estar social, ao propiciar a compreensão aprofundada dos impactos éticos, sociais e comerciais da IA.

A reunião no MEC dá continuidade à agenda, em Brasília-DF, sobre o Projeto Metrópole IA360, visto que, em maio deste ano, o reitor levou o projeto para o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Alexandre Brasil; e para a diretora de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Carla Jardim. Já em junho, durante audiência com os reitores das instituições federais de ensino superior, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitou que as universidades elaborassem projetos na área da IA, para fortalecer as ações do país nessa área do conhecimento.

No encontro dessa terça-feira, além do reitor da UFRN e do ministro da Educação, a reunião teve também a participação da deputada federal, Natália Bonavides, em apoio ao projeto; do diretor do IMD, José Ivonildo do Rego; além de outros gestores do MEC.

Foto: Ângelo Miguel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *