Elmir Andrade, profissional de Educação Física formado pela UFRN, competirá pelo Troféu Brasil de Atletismo. O ex-aluno conheceu a modalidade por meio da Instituição. Ele participará pela segunda vez da competição que garante pontos para o ranking de classificação individual nos Jogos Olímpicos. Treinado pelo professor Rui Barboza, do Departamento de Educação Física, Elmir utiliza a estrutura da pista de atletismo da Universidade para os treinos.
Para se classificar para o Troféu Brasil, o atleta precisou marcar o índice mínimo, que é estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ano passado, Elmir participou da competição e bateu o recorde potiguar dos 110 metros com barreiras. A classificação por dois anos consecutivos foi motivo de muito orgulho para o esporte potiguar.
Convidado por um amigo, Elmir começou a treinar na pista de atletismo da UFRN em 2014, orientado pelo professor Figueiredo, que estava à frente do atletismo da Instituição na época. O então estudante acreditava não ter habilidade para a modalidade, mas persistiu. “Com o passar do tempo, fui me encantando por aquilo e realmente me apaixonei por esse esporte”, conta. A dedicação aos treinos foi aumentando e, cada vez mais, Elmir tornou-se veloz.
Conciliar o esporte com as atividades acadêmicas foi um desafio para Elmir. Apesar da rotina cheia, ele treinava intensamente todos os dias da semana. Em 2017, o atleta concluiu a graduação de licenciatura em Educação Física, dando início ao mestrado logo em seguida. “A vida acadêmica é totalmente compatível com os treinos”, afirma. Segundo o treinador Rui Barboza, esse é um caso que vai em linha com os melhores exemplos que se busca no esporte universitário, performance alta tanto nos esportes quanto nos estudos.
Carregando os títulos de tricampeão potiguar, campeão Universitário do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, além de medalhista de bronze no JUBs e no Troféu Norte/Nordeste, Elmir Andrade é uma das promessas do atletismo nacional. A disputa pelo Troféu Brasil de Atletismo acontecerá entre os dias 27 e 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Elmir irá competir na próxima sexta-feira, 28.