COP30: bancos públicos federais preparam crédito especial para rede hoteleira

Nesta terça-feira (18), empresários da rede hoteleira de Belém (PA) se reuniram com representantes de instituições financeiras públicas para detalhamento das linhas de financiamento disponíveis para o setor. O evento articulado pela Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), vinculada a Casa Civil da Presidência da República, em parceria com governo do estado e município, teve por finalidade acelerar o processo de ampliação da oferta de hospedagem durante a COP30, Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, que acontecerá na capital paraense em novembro de 2025.

De acordo com dados da Secop, são aproximadamente 16 mil leitos, em cerca de 100 hotéis passíveis de tomada de crédito. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, destacou a ampla adesão de representantes do setor hoteleiro. “A participação da classe empresarial foi grande e acredito que renderá resultados muito positivos para construção, reformas, retrofitagem, ampliação, aquisição de mobiliário, e até mesmo para garantir capital de giro para os empreendimentos de hotelaria”.

O ministro do turismo sinalizou que o Governo Federal articulou juntou aos bancos condições mais favoráveis de financiamento. “Nós estamos reunindo diretores e vice-presidentes dos bancos para apresentar um conjunto de linhas de crédito aos representantes do trade turístico de Belém. Dialogamos com essas instituições para que seja oferecido crédito com condições especiais e redução da burocracia”, pontuou Celso Sabino.

Após a abertura do evento, os empresários se reuniram com os representantes dos bancos para rodadas de negociação. O encontro teve presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do secretário-extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva, da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de agentes do BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Banco do Pará e Banco da Amazônia.

Na ocasião, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou decreto que permite a renegociação de dívidas municipais de empresas do setor hoteleiro. A medida permite que os empresários consigam acessar os créditos e condições oferecidas pelos bancos.

Por Casa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *